Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O mau costume dos riquinhos






"E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?"
Marcos 10:17

Jesus respondeu: Por que me chamas de bom? E poderia ter dito: Qual seu propósito com essa intenção de me bajular? O que você pretende com essas palavras doces pra cima de mim? Você me chama de bom, mas no seu coração está fazendo prova de mim, quer testar a minha fala sobre esse assunto?...pensa que pode me adular e receber respostas agradáveis?

Bom, não foi isso que Jesus falou, mas muito provavelmente teria sido essa sua intenção ao questionar de forma tão enfática a forma "bajulativa" com que foi abordado.

Meditando sobre isso, creio que esta fala do homem, que no livro de Lucas é chamado de "um certo príncipe", reproduz e muito a fala de muita gente de hoje em dia, talvez, algum dia uma fala minha, outro dia uma fala sua.

As vezes achamos que podemos engabelar Deus. Tapear Jesus. Vir com esse papinho de cantar corinho, bater palminha, soltar um glória, bater ponto nos cultos dominicais e chamá-lo de "bom mestre". Geralmente os riquinhos, e muito pobrinho também metido a besta, acham que conseguem fazer com Jesus o que fazem com os homens: passam uma lábia, engabelam com um papo furado, com uma "massagenzinha" no ego das pessoas, e pronto! Consegue-se o que se quer.

Somos altivos!! Óh como somos altivos!!! As vezes achamos que temos todas as cartas na manga, que cumprimos nosso dever, que estamos por cima da carne seca, quer porque somos líderes de ministério dentro da igreja, quer porque somos crentes de trocentos anos, quer porque somos pastores, ungidões ou até mesmo porque fazemos parte de uma denominação evangélica acima de qualquer suspeita.

Mas lá em Galátas 6 no versiculo 7 está registrado o seguinte: "De Deus não se zomba."

Jesus entendeu a verdadeira intenção daquelas palavras lisonjeiras daquele moço. Ele entende quando tentamos aplicar este mesmo golpe ainda hoje.

Palavras bonitas por si só não são capazes de tornar Deus às nossas intenções. Não compramos Jesus, não o convertemos aos nossos caminhos com mimos e agrados. Ele conhece o verdadeiro intuito do nosso coração. 


Tem gente que vive lendo sobre partes que lhes interessam na Bíblia. Passam anos de vida cristã defendendo teses que massageiam o coração, que completam seus interesses terrenos. Mas se esquecem de que Deus conhece o real interesse, o que está no coração.


"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." Hebreus 4:12-13


Não há como acharmos guarita em nossa religiosidade, pura e simplesmente. Se pode passar uma vida inteira frequentando ou na membresia de alguma igreja, e ainda assim perecer. Ir para o inferno, não ser salvo. Isso se o intuito real não estiver em Cristo. Se não quiser de fato viver a verdade, o arrependimento, o amor, a devoção boa, fiel e agradável de buscar seguir os passos de Jesus.

Ser rico não vai levar ninguém ao inferno. Amar incondicionalmente sua riqueza sim. Buscar algo melhor para sua vida privada também não levará homem nenhum para a perdição eterna. Usar de avareza, de ganância, de trapaça, desonestidade, amor as coisas deste mundo ao invés de amor pelas coisas dos céus vai.

A questão deste jovem rico (que você pode ler o texto na íntegra na Bíblia mais próxima de você), não estava em sua devoção religiosa de obedecer aos mandamentos. Mas estava em sua falsa atitude altruísta, sua falsa predisposição em abandonar as coisas do mundo em favor das coisas de Deus, nos valores que realmente são importantes.

Que possamos falar menos que Jesus é bom, e tratá-lo mais como o verdadeiro caminho da verdade, do juízo e da justiça.

"Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.

Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis."
Marcos 10:19-27


2 comentários:

  1. Falou e disse Brunão !! Que possamos ser incansáveis na busca de fazermos a vontade de Deus e não a nossa !!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062