Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vacinando o rebanho



Qualquer pecuarista sabe o que tem que fazer para tocar a sua vida, ganhar algum dinheiro, enfim, viver com dignidade. Quem está nessa vida, quer por profissão escolhida, quer por herança dos pais e avós criadores de gado, sabe que seu tesouro é o seu rebanho, logo, todos os esforços durante a árdua carreira estarão voltados para a manutenção sadia de suas cabeças de criação. A regra é a mesma pra quem cria bode, cabrito, ovelha, boi, camelo: tem que manter o gado bem alimentado e livre das pestes e contaminações.

Se você não conhece uma fazenda, nunca pisou num cocô de boi num pasto, nunca atravessou uma porteira daquelas bem rangentes pode até não entender muito bem a real importância dos cuidados apresentados, mas, quem sabe, de alguma forma acabemos nos identificando em algum curral dessa vida.

O cuidado elementar com o rebanho é conhecido a séculos: a alimentação. Alimentar o rebanho é locá-lo em pastos verdejantes, com uma terra boa, rica em nutrientes, bem cuidada, arejada, de preferência cortada por um curso de um rio, riacho, uma lagoa...a pecuária moderna já dispõe de outras formas mais evoluídas de manejo, de suplemento alimentar, de cuidado extra para a maximização e resultados dos animais...assim sendo, os animais crescerão sadios e robustos. Carne boa, lã boa, couro bom...de tudo se aproveita fruto dessa alimentação farta.

O segundo cuidado semelhante ao primeiro é a saúde. Não adianta o rebanho ser bem alimentado mas não estar imune as pestes, as endemias rurais, ao infortúnio ser infectado por doenças mortais adquiridas por infecções pestilentas.

Cuidar do rebanho é também vaciná-lo. É criar os anti-corpos e a imunidade necessária para combater os ataques das pestes perniciosas.
............................

Antigamente, os cuidadores dos animais eram chamados de pastores. Hoje em dia ganharam outros nomes e outras funções: tais como veterinários, boiadeiros, peões, geneticistas...etc, etc.
Dentre tantas ilustrações bíblicas para o povo de Deus (a Biblia em algumas passagens chama o povo de peixes, pregadores de pescadores, agricultores, lavradores) a igreja moderna resolveu adotar a simbologia do "pastor" para o pregador ou o lider, e "ovelhas/rebanho" para o povo.

Esta conotação é bíblica e está registrada em diversas passagens ditas inclusive pelo próprio Jesus. No entanto, sobre esta conotação há um INTRIGANTE e VERDADEIRO detalhe digno de ser frisado:

"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." - João 10:11-16

Jesus conota que Ele é o verdadeiro Pastor. Ele é quem dá a vida pelas ovelhas. Nesse texto ele nos ALIMENTA e nos VACINA, a todos nós que fazemos parte do seu rebanho. 

O verdadeiro ALIMENTO e a VERDADEIRA vacina vem da PALAVRA DE DEUS, vem do RELACIONAMENTO COM DEUS, vem do cuidado diário e constante que o Bom Pastor tem para com suas ovelhas. O bom pastor diz que dá sua vida pelas ovelhas. Jesus denota em sua colocação o quão valioso é o seu aprisco,que o zeloso cuidado que Ele tem para com suas ovelhas é maior do que seu apreço pelo conforto que poderia ter em não se incomodar pela falta que alguma de suas ovelhas poderia representar em seu aprisco.

O BOM PASTOR ESTÁ A SERVIÇO DE SUAS OVELHAS. O MERCENÁRIO, O FALSO PASTOR, FAZ COM QUE AS OVELHAS ESTEJAM A SUA DISPOSIÇÃO.

Jesus compara os falsos pastores com MERCENÁRIOS.

Sabe o que isso quer dizer? Vou explicar: sabe quando a torcida começa a gritar das arquibancadas contra um jogador que não está se dedicando ao time: "mercenário! mercenário! mercenário!"...a torcida sabe que aquele tal jogador está ali no campo porque recebeu uma gorda proposta financeira, e está simplesmente cumprindo um compromisso profissional, sem nenhum tipo de paixão, amor ou envolvimento passional no que está fazendo.

O pastor mercenário é exatamente assim: está preocupado apenas com o resultado que o rebanho vai lhe proporcionar, está apenas esperando arrancar as lãs para amontoar sua fortuna, está preocupado apenas com os lucros se acumularem, mas não tem nenhum tipo de envolvimento, não tem nenhum amor nem pelas ovelhas, nem pelo o que está realizando.

Os mercenários estão a solta pastoreando rebanhos por ai. Não estão preocupados se os lobos estão dizimando seus rebanhos, não querem saber se o pecado está secando o pasto, não se importam se algumas ovelhas estão machucadas pelos espinhos dos descampados...se a ovelha estiver machucada, é melhor sacrificá-la, do que se dar o trabalho de curá-las.

As vacinas que aplicam não refletem o cuidado, o zelo com suas ovelhas no intuito de que não morram. Mas sim, apenas uma manutenção de suas "galinhas dos ovos de ouro". As ovelhas mais felpudas, mais suculentas, mas pujantes são selecionadas a comerem ainda mais. As magrinhas, frágeis, debilitadas são descartadas e sacrificadas.

Amados irmãos: nunca podemos esquecer que nosso verdadeiro, único e soberano pastor se chama Jesus Cristo. Sob seus cuidados devemos estar prontamente.

"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." - Lucas 15:4-7








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062