Você certamente já ouviu alguém dizer "NÃO TOQUES NO UNGIDO DO SENHOR!" e suas outras variações "COM O UNGIDO DO SENHOR SÓ O SENHOR TRATA!" e ainda "AI DAQUELE QUE TOCAR NO UNGIDO!" e por ai vai...
Esse termo, "UNGIDO DO SENHOR", é realmente bíblico e destinado a reis de Israel, que eram empossados com a unção de óleo por um profeta ou juiz.
A expressão "ungido do Senhor" é usada em algumas passagens bíblicas (Sl 105.15, 1 Cr 16.21-22). Nas duas passagens (leia na biblia) é curioso notar que Deus MENCIONA "os meus ungidos" e "meus profetas", ou seja, numa denotação clara de que está identificando duas classes diferentes: os UNGIDOS (o rei ou alguma outra autoridade) e os PROFETAS (homens de íntima relação com Deus, que traziam as mensagens divinas ao povo).
Hoje, no entanto o termo "não toqueis no ungido do Senhor" e suas variações, é muito utilizado para defender a posição de pastores e demais líderes religiosos no tocante a suas atitudes.
Para isso, gostam de largamente utilizar a seguinte passagem bíblica (leia com atenção):
"Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul.
Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.
E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho." - 1 Samuel 24:4-7
Quem defende a posição do 'ungidão' gosta de dizer que Davi não matou Saul porque Saul era "O Ungido." Mas na verdade, quem conhece todo o contexto entende realmente porque Davi não fez isso: SIMPLES: Além de Davi temer ao Senhor, Davi não precisava matar Saul!!!! Naquela ocasião, o UNGIDO A REI não era mais SAUL e sim DAVI!! Nas regiões celestiais DEUS JÁ HAVIA RETIRADO A UNÇÃO DE SAUL E DAVI JÁ TINHA SIDO UNGIDO REI POR SAMUEL!!
"Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei."
1 Samuel 16:1
"Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor." - 1 Samuel 16:11-14
Logo (presta atenção no raciocínio) se Davi já era UNGIDO REI, matar Saul só lhe causaria problemas, porque o povo que estava com ELE (por ter matado o gigante, o povo já gritava que Davi era maior do que Saul 1Sm 18:7 etc) se voltariam contra Davi: como o povo poderia confiar em um homem que matou o REI para assumir o poder?? Davi foi muito sábio, porque ao não matar Saul na frente dos seus homens ele estava fazendo duas coisas:
- Primeiro: resguardando a legitimidade do trono, que seria dele.
- Segundo: evitando que a sua atitude de matar o REI service de mau exemplo para que no futuro outros atentassem contra o seu reinado.
Nas regiões celestias, DAVI JÁ ERA O REI, Saul apenas estava ocupando o trono (e perseguindo Davi, porque sabia disso). Então o que Davi devia fazer era apenas esperar o tempo de Deus se cumprir, pois as coisas aconteceriam naturalmente.
Alguns líderes, como Silas Malafaia por exemplo, vociferam ao povo, uma OBEDIÊNCIA quase doentia a líderes, mesmo que os líderes estejam agindo erroneamente e se distanciado da Palavra.
Na verdade sob a tutela do "com o ungido só Deus trata" muitos líderes querem encobrir suas falhas, QUEREM CALAR O POVO QUE DESCOBREM SUAS FALCATRUAS...usar esse artifício é um método que os ajudam a controlar o povo, intimidando todos os que podem pensar diferente, evitando que a eles se deem satisfações.
Isso é anti-bíblico e não vem de Deus.
Amado irmão, vivemos no tempo da graça, e Jesus Cristo se fez ungido por nós e nos ofereceu a salvação. Cada um de nós a partir de então, aceitamos a Jesus Cristo com o salvador e o Espirito que Habita em nós nos capacita para fazermos sua obra. Ele nos dá dons:
"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."
1 Coríntios 12:4-11
Na verdade devemos honrar aos pastores e líderes que estão sobre nós...eles exercem uma função de Deus, honrada e digna:
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." - Hebreus 13:17
Mas isso não significa uma ANULAÇÃO de nossa capacidade de estudar a palavra, de se posicionar e até de orientar pessoas que como nós, estão sujeitas as mesmas paixões de qualquer ser humano.
Inventar defesas como essa 'ungidão' e querer subjugar os outros e vai de encontro a tudo aquilo que Jesus deixou como mandamento que é o SERVIR, O DAR, O DOAR...
O respeito aos líderes é algo natural e não precisa ser defendido como tese dentro de igreja nenhuma. Basta apenas o líder se manter debaixo da visão de Deus, cumprindo o seu chamado.
Em Cristo,
Bruno Ramos
Em Cristo,
Bruno Ramos