Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sábado, 18 de janeiro de 2014

A política do 'ungidão'




Você certamente já ouviu alguém dizer "NÃO TOQUES NO UNGIDO DO SENHOR!" e suas outras variações "COM O UNGIDO DO SENHOR SÓ O SENHOR TRATA!" e ainda "AI DAQUELE QUE TOCAR NO UNGIDO!" e por ai vai...


Esse termo, "UNGIDO DO SENHOR", é realmente bíblico e destinado a reis de Israel, que eram empossados com a unção de óleo por um profeta ou juiz.


A expressão "ungido do Senhor" é usada em algumas passagens bíblicas (Sl 105.15, 1 Cr 16.21-22). Nas duas passagens (leia na biblia) é curioso notar que Deus MENCIONA "os meus ungidos" e "meus profetas", ou seja, numa denotação clara de que está identificando duas classes diferentes: os UNGIDOS (o rei ou alguma outra autoridade) e os PROFETAS (homens de íntima relação com Deus, que traziam as mensagens divinas ao povo).

Hoje, no entanto o termo "não toqueis no ungido do Senhor" e suas variações, é muito utilizado para defender a posição de pastores e demais líderes religiosos no tocante a suas atitudes.

Para isso, gostam de largamente utilizar a seguinte passagem bíblica (leia com atenção):

"Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul.
Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.
E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho." - 1 Samuel 24:4-7


Quem defende a posição do 'ungidão' gosta de dizer que Davi não matou Saul porque Saul era "O Ungido." Mas na verdade, quem conhece todo o contexto entende realmente porque Davi não fez isso: SIMPLES: Além de Davi temer ao Senhor, Davi não precisava matar Saul!!!! Naquela ocasião, o UNGIDO A REI não era mais SAUL e sim DAVI!! Nas regiões celestiais DEUS JÁ HAVIA RETIRADO A UNÇÃO DE SAUL E DAVI JÁ TINHA SIDO UNGIDO REI POR SAMUEL!!

"Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei."
1 Samuel 16:1


"Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor." - 1 Samuel 16:11-14


Logo (presta atenção no raciocínio) se Davi já era UNGIDO REI, matar Saul só lhe causaria problemas, porque o povo que estava com ELE (por ter matado o gigante, o povo já gritava que Davi era maior do que Saul 1Sm 18:7 etc) se voltariam contra Davi: como o povo poderia confiar em um homem que matou o REI para assumir o poder?? Davi foi muito sábio, porque ao não matar Saul na frente dos seus homens ele estava fazendo duas coisas:

- Primeiro: resguardando a legitimidade do trono, que seria dele.
- Segundo: evitando que a sua atitude de matar o REI service de mau exemplo para que no futuro outros atentassem contra o seu reinado.


Nas regiões celestias, DAVI JÁ ERA O REI, Saul apenas estava ocupando o trono (e perseguindo Davi, porque sabia disso). Então o que Davi devia fazer era apenas esperar o tempo de Deus se cumprir, pois as coisas aconteceriam naturalmente. 

Alguns líderes, como Silas Malafaia por exemplo, vociferam ao povo, uma OBEDIÊNCIA quase doentia a líderes, mesmo que os líderes estejam agindo erroneamente e se distanciado da Palavra. 

Na verdade sob a tutela do "com o ungido só Deus trata" muitos líderes querem encobrir suas falhas, QUEREM CALAR O POVO QUE DESCOBREM SUAS FALCATRUAS...usar esse artifício é um método que os ajudam a controlar o povo, intimidando todos os que podem pensar diferente, evitando que a eles se deem satisfações.

Isso é anti-bíblico e não vem de Deus.

Amado irmão, vivemos no tempo da graça, e Jesus Cristo se fez ungido por nós e nos ofereceu a salvação. Cada um de nós a partir de então, aceitamos a Jesus Cristo com o salvador e o Espirito que Habita em nós nos capacita para fazermos sua obra. Ele nos dá dons:

"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."
1 Coríntios 12:4-11


Na verdade devemos honrar aos pastores e líderes que estão sobre nós...eles exercem uma função de Deus, honrada e digna:

"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." - Hebreus 13:17

Mas isso não significa uma ANULAÇÃO de nossa capacidade de estudar a palavra, de se posicionar e até de orientar pessoas que como nós, estão sujeitas as mesmas paixões de qualquer ser humano.

Inventar defesas como essa 'ungidão' e querer subjugar os outros e vai de encontro a tudo aquilo que Jesus deixou como mandamento que é o SERVIR, O DAR, O DOAR...

O respeito aos líderes é algo natural e não precisa ser defendido como tese dentro de igreja nenhuma. Basta apenas o líder se manter debaixo da visão de Deus, cumprindo o seu chamado.

Em Cristo,

Bruno Ramos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062