Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Por onde saem as lágrimas




A boca fala.
Os ouvidos ouvem.
O nariz respira.
Os olhos vêem.
As mãos pegam.
Os canais lacrimais choram.

A verdade verdadeira desse lance das lágrimas é um pouquinho mais complexo. As lágrimas na verdade são um composto de água, sais minerais, proteinas e gorduras produzido pelas glândulas lacrimais com a finalidade de lubrificar e limpar o olho. É um complexo sistema que mantém nossos olhos saudáveis e aptos a enxergarem o tempo todo, livre de invasores biológicos. E a lágrima tem um fator importante nesse processo de manter os olhos em perfeito estado durante toda a vida. As lágrimas nunca faltam enquanto estamos vivos.

Li um dia desses um texto baseado em um estudo científico afirmando no entanto de que os fluidos produzidos para lubrificar as vistas são diferentes das lágrimas produzidas para chorar. Em tese, o "conteúdo" da lágrima é o mesmo, mas a motivação é exatamente o fator que causa a distinção entre uma coisa e outra: sua natureza.

Na minha opinião o choro é o mecanismo mais fabuloso criado por Deus ao ser humano no tocante as emoções. Acho que Deus pensou, muito bem pensado ao criar as "lágrimas".

As emoções, nascem e brotam no mais intimo de cada um de nós e seria uma agonia quase inimaginável se não pudéssemos externá-las. Imagine, sentir uma dor aguda no peito, por uma ferida, uma perda de alguém, uma derrota, uma tristeza sobre qualquer assunto entristecedor da vida e não tivessemos como extravasar este sentimento? Seria terrível. Da mesma forma, ao sentirmos uma alegria sobremaneira dentro do peito, algo que nos emocionasse em nosso último grau de emoção...como faríamos para diferenciar um sorriso corriqueiro do dia a dia  para com sorriso altamente representativo, uma explosão de felicidade se não fosse através do choro de alegria?

Chorar, além das lágrimas, é um processo. Não se trata apenas das lágrimas. Chorar é como colocar um espelho no interior do ser humano e exportá-lo para fora de nós. É um reflexo da profusão de sentimentos que eclodem em nosso coração, em nossa mente, em nossos sentidos.

Muitos não entendem assim. Talvez por isso alguém lá atrás, disse: homem que é homem não chora. De fato, é bem verdade, de que homem que vive chorando a torto e a direita é um homem que não consegue conter realmente os seus sentimentos. Talvez este tal homem que chora a todo momento esteja com sérios problemas maiores do que o problema que um choro pode resolver. Isso vale para a mulher. E também vale uma avaliação espiritual e psicológica.

Mas reprimir o choro não é lá muito inteligente, pois é um processo fundamental para expressão dos sentimentos. Quando sufocamos o choro a dor fica lá dentro, latejando, reverberando no cérebro, atacando o coração, o figado, os pulmões, e tudo quanto é sistema funcional do corpo humano.

O salmista Davi diz algo interessante no Salmo 30:5b

"O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo."

Sem nenhuma dúvida, Deus acalenta os teus filhos nos momentos de dor. Mas Davi, muito sabiamente, também sanciona algo belo: "amigo, pode chorar durante a noite, viva o seu momento de dor, externe seus sentimos, mas saiba que a alegria vai chegar."

A sabedoria popular também criou uma sentença interessante sobre o asunto: "não há alegria que nunca acabe, nem tristeza que sempre dure."

É certo que o choro então faz parte de um ciclo natural da vida, uma ferramenta que utilizamos em situações de profunda dor ou alegria, uma expressão das mais nobres dos sentimentos humanos. Chorar é dizer a alguém: "eu te amo", "sinto sua falta", "você me faz bem", "não gostaria que você estivesse passando por isso"... ou a si mesmo "sinto esta dor", "estou machucado", "não estou aguentando esta situação"...
Para revelar o quão humano e necessário o choro é para nossas vidas, o Mestre, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, deixou-se registrar naquele que é dito o menor versículo da Bíblia, mas certamente a maior mensagem que nos foi deixada:

"Jesus chorou." - João 11:35

Choremos, de alegria ou tristeza, certos de que o melhor sempre estará por vir!


Em Cristo,



Bruno Ramos

4 comentários:

  1. Já estava sentindo falta dos seus posts por aqui!..
    .benditas lágrimas!tenho certeza que muitas vezes Jesus limpa nossas lágrimas....outra vez através delas sentimos a presença do Espirito Santo...
    http://sbertoncini.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suely, eu também estava sentindo falta dos seus comentários sempre reconfortantes!!! quarta-feira estamos juntos no programa viu!?! fique com Deus!!!

      Excluir
  2. Muito lindo!
    Gostei muito do texto, principalmente da parte:

    ´´Chorar, além das lágrimas, é um processo. Não se trata apenas das lágrimas. Chorar é como colocar um espelho no interior do ser humano e exportá-lo para fora de nós.´´

    poético muito profundo

    Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom q gostou cintia!!! chorar é um processo importante né verdade?! forte abraço pra vc!!!

      Excluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062