Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O vento sopra onde quer


O sopro do vento.

Meu Deus! Quantas vezes me deliciei, suspirei, refleti, entrei num instante de avaliação da minha vida, embalado por sentir a brisa suave me acariciando. Ouvir o barulho do vento, o estardalhaço das folhas, das ondas do mar...sentir o cheiro campestre das plantações de café espalhadas pelo vento é algo que me fascina.

Não sei você, mas das muitas vezes que andei refletindo sobre coisas relevantes na minha vida, não foi enclausurado em um quarto fechado, mas sim rodeado de vento, admirando uma paisagem remexida por sua passagem.

Jesus conversando com um dos fariseus afirma isso:


"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." João 3:8


Nessa passagem Jesus diz que todo homem que deseja ver o reino de Deus deve nascer de novo. Ele diz então que quem nasce da carne é carne e o que nasce no Espirito é Espirito, e o nascer de novo é o nascer no Espirito. Então, complementa Jesus comparando o nascido do Espirito Santo de Deus ao vento, que não conhece o seus caminhos porque é direcionado pelo próprio Espirito.

Quantas lições podemos tirar desse texto meus irmãos.

As vezes, quando escrevo aqui, fico tentando imaginar a reação de cada um de vocês ao ler as mensagens, porque isso mexe tanto comigo, mas tanto, que fico torcendo em oração pra que vocês sejam impactados assim como eu sou ao refletir sobre a palavra de Deus.

Você consegue imaginar que sua vida é como um vento guiado pelo Espirito de Deus?

Eu já parei, a muito tempo, de querer entender certos "por quês". Eu já achei tanta coisa da minha vida, já tomei tantas decisões, já decidi tanto a trajetória, e, de repente, tudo se desmancha na minha frente. Não para pior, não por incompetência, não por erro de cálculo ou planejamento....mas simplesmente creio que é o direcionamento desse vento mudando certas coisas. E no final, sempre sei que tudo vai terminar bem. Sinto uma segurança e uma paz enorme ao entender que minha vida está sendo guiada por esse vento.

Em momentos de tristeza, me vem essa mensagem, minhas forças se renovam. Óh meu Deus, que segurança sinto no Senhor! Aleluias! Glórias a ti! Sinto uma paz, sinto um refrigério em saber e sentir que esse Espirito rege a minha vida, porque eu sou nascido dele!

Mais a frente, Jesus completa esse entendimento dizendo que só entendem o que é celestial quem é celestial.  

Irmãos, se cremos em Cristo, se cremos no Espirito Santo só há uma resposta, só uma solução, só uma saída para tudo aquilo que nos acontece: o vento do Espirito que nos sopra!

Não sei o que acontecerá comigo amanhã, mas estou certo que um dia nasci de novo, e sou como o vento, sem paradeiro, sem rumo, sem reservas, sem ressalvas, sem ponderações, guiado pelo Espirito Santo de Deus.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os três espíritos que Deus nos deu



O ano era de 1997 e em uma manhã qualquer no transcorrer daquele ano, chegava eu de mochila nas costas subindo ofegante a rampa da escola CIE - onde eu cursava o segundo grau de formação técnica em edificações - com alguns pensamentos na cabeça. Já a algum tempo eu vinha refletindo coisas a respeito da obra de Deus naquele lugar. Eu andava um tanto quanto inconformado com tantos adolescentes que não conheciam a Jesus Cristo. Aquela altura eu tinha lá meus 15, 16 anos de idade e já estava determinado e plenamente disponível para a causa do evangelho. E naquela manhã eu, Marquinhos e Elisângela, depois de uma longa conversa, decidimos inaugurar o grupo AM.E, Amigos do Evangelho naquela escola.

O trabalho era simples, direto e reto: nos reuniríamos no auditório da escola duas vezes por semana durante o intervalo das aulas, com os jovens que quisessem ouvir um pouco da palavra de Deus, cantar louvores e orações. Oramos muito, pedimos a direção de Deus. Na época me aconselhei com o pastor Osias, entendido no campo evangelístico. Pedimos a permissão da orientadora da escola, que nos deu total apoio.

Preparamos tudo, arranjamos caixa de som, microfones, eu levava o violão, escalamos quem levaria a palavra no dia inicial...e ai veio a missão desconcertante, pelo menos para um jovem adolescente: divulgar e "pôr a cara na reta". Me lembro como se fosse hoje, da minha cruzada evangelística, de sala em sala, pedindo "licença" ao professor de plantão dando um aviso mais ou menos assim:

"Pessoal, na quarta-feira durante o horário do recreio, vamos nos reunir no auditório da escola para começar o grupo AM.E, amigos do evangelho. Nosso objetivo é cantarmos corinhos, fazermos orações...quero deixar bem claro a vocês que não iremos pregar religião. Vamos falar do amor de Deus e conto com a presença de todos vocês."

Sabe, nem tudo ficou registrado em minha mente do jeitinho que eu queria, mas ainda consigo me lembrar muito cristalinamente daquele auditório lotado de gente, cheio de alunos curiosos, outros crentes enrustidos se declarando cristãos e uma porção de gente cantando louvores no meio daquele intervalo escolar. Durante aquele ano e um bom tempo nos anos seguintes, transformamos a cara daquela escola. Os adolescentes estavam tendo um encontro com a palavra de Deus. Nossa influência positiva chegou a tal ponto que a orientadora escolar nos encaminhava alunos com problemas familiares, problemas emocionais, para darmos  uma palavra de aconselhamento. Lembro de conversões e garotos procurando igrejas aos domingos e vindo nos contar suas experiências. No ano seguinte, o Max, irmão da minha igreja, importou o projeto pra sua escola, uma outra escola da cidade. E assim, marcamos nosso tempo como jovens que fizemos a diferença no período em que vivemos naquele lugar.

**************************

Estudando a palavra de Deus nessa manhã, me deparei com uma passagem, que me fez lembrar dessa experiência que compartilhei com vocês:

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." 2 Timóteo 1:7

Se você der um confere na Bíblia nesta segunda carta escrita por Paulo a Timóteo vai perceber o contexto desse versículo. Paulo tem um profundo amor por Timóteo a quem chama de filho. E Paulo não hesita em tecer elogios e trazer a memória a devoção e o amor que Timóteo sempre demonstrou pela obra de Deus. Mediante isso, nesta carta Paulo relata sobre o desafio que ele enfrentava pela palavra de Deus, as perseguições e prisões, as adversidades, e também cita discípulos que abandonaram a jornada cristã. O objetivo de Paulo era injetar em Timóteo a perseverança necessária para que este continuasse motivado nos caminhos do evangelho. Timóteo tinha "pedigree", tinha história, tinha uma carreira de sucesso no amor e na pregação da palavra.

Em meio a palavra motivadora liberada por Paulo a Timóteo ele escreve o verso acima exaltando os três espíritos ou ânimos de Deus a eles:

- Fortaleza ou Poder
- Amor
- Moderação ou equilíbrio

Em um só versículo Paulo então resolve dar a receita do bolo, citando os ingredientes necessários para a conduta do cristão.

Desliga esse barulho ai, e presta só um pouquinho atenção aqui!!

Que coisa interessante! Ele junta no mesmo verso duas coisas, não diria antagônicas, mas incongruentes:

Poder e Amor. E mais: no meio tem Moderação!!! Entendeu ou quer que eu desenhe? Tá, vou desenhar:

Amados irmãos, a palavra de Deus é reveladora a todo o tempo. Não adianta o poder sem o amor, e não adianta amar ou exercer a autoridade sem se pautar no equilíbrio, na equidade, na justiça, na temperança. Tem gente que viaja nos extremos! Tem gente que só enxerga Jesus com o chicote na mão expulsando os comerciantes do templo...tem gente que só enxerga Jesus lavando os pés...

Há tempo de falar. Há tempo de se calar.

O evangelho passa e sempre passou por conturbados levantes. Sempre houve perseguições, sempre fomos e seremos confrontados quanto a nossa fé. Sempre haverá carreiras para correr e vitórias para alcançar. Mas quando no deixamos levar por nossa conduta extremista, radicalizada e veemente, corremos o risco de queimarmos nosso ânimo de uma só vez: o famoso "pecar por excesso."

O evangelho não é isso. Seguir a Cristo não é isso. E creio que é disso que Paulo fala nesse texto, o ato de aprendermos a moderar as coisas.


"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."

Tiago 1:19


"Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau. Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês."

Romanos 16:19-20

Devemos ter esses três espíritos da parte de Deus dentro de nós: poder, amor e moderação pra podermos vencer em tempos difíceis, para rompermos diante as perseguições, para apregoarmos o evangelho a toda a criatura...

Tudo a seu tempo. Deus está observando tudo e nada passa despercebido diante dos seus olhos. O tempo do amor vem para todos, o tempo da justiça chegará também.

Quanto a Timóteo, foi instruído a canalizar toda a sua devoção a causa de Cristo. Recebeu o estímulo da parte de seu tutor para prosseguir de maneira equilibrada utilizando o dom do amor, o dom da autoridade revestido de equilíbrio.



Lá atrás, ainda na minha tenra juventude, procurei agir assim, aprendi desse modo e tenho procurado me comportar desse modo, desde o inicio de minha caminhada cristã. O importante é estarmos preparados, unindo explosão e resistência para suportar a jornada que nos foi proposta, rumo ao alvo que é Cristo.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Ministério da Saúde adverte: Compareça ao posto de saúde mais próximo e tome sua vacina contra poliomelite, rubéola e hipocrisia



Que bom seria se assim como para a rubéola, caxumba, poliomelite, coqueluche e outras mais, houvesse uma vacina que nos deixasse imunes a hipocrisia.

Pensando assim, seria ótimo também se houvesse uma vacina que fosse capaz de nos deixar imunes a uma porção de problemas...ao pecado, a sentimentos ruins, a dores e a uma porção de coisas que nos fazem mal; talvez tudo que nos aflige!

Mas a vida não é assim, e a ciência ainda não descobriu como regular nosso caráter. Na sociedade, resolveram chamar boa conduta de "ética" e passaram a ensinar "moral e cívica" nas escolas (existe essa disciplina ainda?). Na igreja, aprendemos que o bom comportamento e as boas virtudes são premissas de homens santos.

Quando nos convertemos e nos propomos a tratar nosso caráter, realmente passamos a aceitar uma mudança real em nossas vidas, compreendemos e nos aperfeiçoamos a compreender sobre os ensinamentos de Cristo e essa transformação equivale a uma agulhada na veia, um soro que nos limpa por dentro e adquirimos a imunidade, a resistência "imunológica" contra desvios de caráter, dentre eles a hipocrisia.

Preste atenção: a única forma do caráter de Cristo ser formado em nós é através da operação dos ensinamentos da cruz. Essa é a única forma.

Jesus diz assim: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." João 13:15

Infelizmente, e não é de hoje, essa maldita prática da hipocrisia, se apossou de muita gente dentro de nossas igrejas e tem se espalhado como um vírus, nas diferentes esferas do cristianismo.

A hipocrisia nada mais é do que o viver um fingimento, viver uma mentira. É quando pregamos uma coisa mas vivemos outra, é quando concordamos com nossas palavras e não concordamos com nosso coração é quando por "n" motivos quaisquer, resolvemos disfarçar nossa real intenção.

Um exemplo disso, pra não ficar apontando ninguém daqui ou de acolá, Jesus nos deixou quando exortou os fariseus:

"Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;" Mateus 23:3

A história dos fariseus é longa e não vou me ater nisso. Mas Jesus, em outras palavras, diz: "o discurso está bonitinho, está certo, está joia, mas a prática está errada."

Amados irmãos, essa gente, os fariseus, tomaram tanta "lapada no lombo" de Jesus por causa da sua religiosidade mentirosa, fingida e hipócrita, que fico pensando no tamanho da misericórdia de Jesus por nós, seres humanos, falhos, homens pecadores. Jesus poderia ter lançado essa turma de uma vez no inferno, enviado um anjo da morte e recolhido todo mundo...mas Deus é Deus, e só Ele conhece os propósitos dos seus desígnios.

Não obstante, a prática da hipocrisia, não ficou só nos relatos bíblicos dos tempos de Jesus. TEMOS VIVIDO ISSO GRAVEMENTE nos dias atuais, nessa igreja atual.

Não sei você amado irmão que está lendo minhas palavras agora. Mas as vezes eu tenho vontade de chorar ao analisar a real situação da igreja atual. Tenho me envergonhado, tenho me sentido o verme dos vermes do cavalo do bandido, com essa situação toda. Estou profundamente envergonhado e decepcionado com tanta coisa rude acontecendo por causa da hipocrisia.

Se eu for escrever sobre tudo aqui, deveria parar de escrever no bloguinho e escrever um livro sobre esse assunto. A falsidade está imperando no comportamento de muita gente: homens gananciosos se disfarçando de pregadores para viverem vidas abastadas, cheia de "unção", "retété", "grana", "poder", "regalias" e "ostentações". Crentes que vão na igreja, se dizem irmãos, mas querem mesmo é ver o seu fim, sua derrota, sua desgraça, lideres que cobram certos comportamentos de seus liderados, mas não vivem o que cobram, não vivem o que dizem acreditar. Essa é a realidade dos fatos.

Quero pedir perdão a você leitor, que acompanha meu blog, e tem sido um pouco meu "confidente aqui" sobre alguns assuntos dessa natureza.

É que tenho procurado apregoar as boas novas de Jesus, as boas novas da salvação, o gozo e a paz que é o serviço a Cristo, mas infelizmente, o quadro não tem sido um dos melhores, e tenho me sentido na obrigação de me manifestar, de dizer o que sinto, o que tenho percebido. Essa gente não deixa as coisas melhorarem!

Gritos de ordem, de respeito, palavras ferozes de manifestação não valem de nada se o caráter não estiver verdadeiramente tratado por Cristo. Não existe visão, metodologia de gestão, teologia nenhuma que se mantém de pé se a base não for vidas transformadas por Cristo.

Essa gente que tem aberto igreja e tem tratado rebanho como números, essa gente que tem ido a igreja para fazer barganhas com Deus está vivendo de uma grave hipocrisia. Pessoas que não aprenderam nada do que Cristo ensinou. Ao invés de se "doarem" ao evangelho, querem viver regaladamente as custas do Reino de Deus. Outros, querem tratar suas idas a igreja como quem vai a um clube social, fingindo bons comportamentos mas não se transformando pelo poder da Palavra de Deus.

É muito complicado tratarmos esses assuntos, porque as pessoas que agem assim, raríssimas vezes "se entregam" nessa questão. Principalmente, porque "forjam" contextos bíblicos que aparentam sustentar suas mentiras. É como um pregador que evoca versículos legítimos sobre a adoração a Deus com os dízimos e as ofertas para justificar o seu ato ilegítimo de prometer bençãos que Deus nunca prometeu, promessas que Ele nunca fez:

"Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR." Jeremias 23:30-32

Temos hoje em dia mais do que nunca irmãos, vivido tempos difíceis. Os verdadeiros servos de Deus a partir de agora viverão tempos de guerras constantes. Não contra homens, carne ou sangue, mas contra os principados deste mundo, esse espirito maligno que tem buscado esfriar a fé de muitos.

Muitos de nós tem visto esse espirito maligno da hipocrisia se manifestando em nossas congregações, e já passou da hora de os verdadeiros cristãos, os verdadeiros pastores, os verdadeiros líderes, darem um basta nisso tudo, romperem com essa imundície que tem lambrecado nossos pés de lama.

Não sejamos hipócritas meus irmãos, falso no nosso falar, no nosso agir, no nosso testemunho, na nossa verdadeira conduta cristã. E observemos o que Jesus verdadeiramente nos ensinou:

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mateus 5:37

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062