Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os três espíritos que Deus nos deu



O ano era de 1997 e em uma manhã qualquer no transcorrer daquele ano, chegava eu de mochila nas costas subindo ofegante a rampa da escola CIE - onde eu cursava o segundo grau de formação técnica em edificações - com alguns pensamentos na cabeça. Já a algum tempo eu vinha refletindo coisas a respeito da obra de Deus naquele lugar. Eu andava um tanto quanto inconformado com tantos adolescentes que não conheciam a Jesus Cristo. Aquela altura eu tinha lá meus 15, 16 anos de idade e já estava determinado e plenamente disponível para a causa do evangelho. E naquela manhã eu, Marquinhos e Elisângela, depois de uma longa conversa, decidimos inaugurar o grupo AM.E, Amigos do Evangelho naquela escola.

O trabalho era simples, direto e reto: nos reuniríamos no auditório da escola duas vezes por semana durante o intervalo das aulas, com os jovens que quisessem ouvir um pouco da palavra de Deus, cantar louvores e orações. Oramos muito, pedimos a direção de Deus. Na época me aconselhei com o pastor Osias, entendido no campo evangelístico. Pedimos a permissão da orientadora da escola, que nos deu total apoio.

Preparamos tudo, arranjamos caixa de som, microfones, eu levava o violão, escalamos quem levaria a palavra no dia inicial...e ai veio a missão desconcertante, pelo menos para um jovem adolescente: divulgar e "pôr a cara na reta". Me lembro como se fosse hoje, da minha cruzada evangelística, de sala em sala, pedindo "licença" ao professor de plantão dando um aviso mais ou menos assim:

"Pessoal, na quarta-feira durante o horário do recreio, vamos nos reunir no auditório da escola para começar o grupo AM.E, amigos do evangelho. Nosso objetivo é cantarmos corinhos, fazermos orações...quero deixar bem claro a vocês que não iremos pregar religião. Vamos falar do amor de Deus e conto com a presença de todos vocês."

Sabe, nem tudo ficou registrado em minha mente do jeitinho que eu queria, mas ainda consigo me lembrar muito cristalinamente daquele auditório lotado de gente, cheio de alunos curiosos, outros crentes enrustidos se declarando cristãos e uma porção de gente cantando louvores no meio daquele intervalo escolar. Durante aquele ano e um bom tempo nos anos seguintes, transformamos a cara daquela escola. Os adolescentes estavam tendo um encontro com a palavra de Deus. Nossa influência positiva chegou a tal ponto que a orientadora escolar nos encaminhava alunos com problemas familiares, problemas emocionais, para darmos  uma palavra de aconselhamento. Lembro de conversões e garotos procurando igrejas aos domingos e vindo nos contar suas experiências. No ano seguinte, o Max, irmão da minha igreja, importou o projeto pra sua escola, uma outra escola da cidade. E assim, marcamos nosso tempo como jovens que fizemos a diferença no período em que vivemos naquele lugar.

**************************

Estudando a palavra de Deus nessa manhã, me deparei com uma passagem, que me fez lembrar dessa experiência que compartilhei com vocês:

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." 2 Timóteo 1:7

Se você der um confere na Bíblia nesta segunda carta escrita por Paulo a Timóteo vai perceber o contexto desse versículo. Paulo tem um profundo amor por Timóteo a quem chama de filho. E Paulo não hesita em tecer elogios e trazer a memória a devoção e o amor que Timóteo sempre demonstrou pela obra de Deus. Mediante isso, nesta carta Paulo relata sobre o desafio que ele enfrentava pela palavra de Deus, as perseguições e prisões, as adversidades, e também cita discípulos que abandonaram a jornada cristã. O objetivo de Paulo era injetar em Timóteo a perseverança necessária para que este continuasse motivado nos caminhos do evangelho. Timóteo tinha "pedigree", tinha história, tinha uma carreira de sucesso no amor e na pregação da palavra.

Em meio a palavra motivadora liberada por Paulo a Timóteo ele escreve o verso acima exaltando os três espíritos ou ânimos de Deus a eles:

- Fortaleza ou Poder
- Amor
- Moderação ou equilíbrio

Em um só versículo Paulo então resolve dar a receita do bolo, citando os ingredientes necessários para a conduta do cristão.

Desliga esse barulho ai, e presta só um pouquinho atenção aqui!!

Que coisa interessante! Ele junta no mesmo verso duas coisas, não diria antagônicas, mas incongruentes:

Poder e Amor. E mais: no meio tem Moderação!!! Entendeu ou quer que eu desenhe? Tá, vou desenhar:

Amados irmãos, a palavra de Deus é reveladora a todo o tempo. Não adianta o poder sem o amor, e não adianta amar ou exercer a autoridade sem se pautar no equilíbrio, na equidade, na justiça, na temperança. Tem gente que viaja nos extremos! Tem gente que só enxerga Jesus com o chicote na mão expulsando os comerciantes do templo...tem gente que só enxerga Jesus lavando os pés...

Há tempo de falar. Há tempo de se calar.

O evangelho passa e sempre passou por conturbados levantes. Sempre houve perseguições, sempre fomos e seremos confrontados quanto a nossa fé. Sempre haverá carreiras para correr e vitórias para alcançar. Mas quando no deixamos levar por nossa conduta extremista, radicalizada e veemente, corremos o risco de queimarmos nosso ânimo de uma só vez: o famoso "pecar por excesso."

O evangelho não é isso. Seguir a Cristo não é isso. E creio que é disso que Paulo fala nesse texto, o ato de aprendermos a moderar as coisas.


"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."

Tiago 1:19


"Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau. Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês."

Romanos 16:19-20

Devemos ter esses três espíritos da parte de Deus dentro de nós: poder, amor e moderação pra podermos vencer em tempos difíceis, para rompermos diante as perseguições, para apregoarmos o evangelho a toda a criatura...

Tudo a seu tempo. Deus está observando tudo e nada passa despercebido diante dos seus olhos. O tempo do amor vem para todos, o tempo da justiça chegará também.

Quanto a Timóteo, foi instruído a canalizar toda a sua devoção a causa de Cristo. Recebeu o estímulo da parte de seu tutor para prosseguir de maneira equilibrada utilizando o dom do amor, o dom da autoridade revestido de equilíbrio.



Lá atrás, ainda na minha tenra juventude, procurei agir assim, aprendi desse modo e tenho procurado me comportar desse modo, desde o inicio de minha caminhada cristã. O importante é estarmos preparados, unindo explosão e resistência para suportar a jornada que nos foi proposta, rumo ao alvo que é Cristo.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062