Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sábado, 8 de setembro de 2012

Afinal, pra que serve o livre arbítrio?




Quando era criança, toda vez que ouvia a palavra "arbítrio" nos sermões ou nos estudos das EBDs, invariavelmente me vinha à mente a imagem de um juiz de futebol com o apito na boca apitando uma falta.

Na verdade, confesso que essa imagem aparece na minha cabeça até os dias de hoje, sobrevivendo ao tempo e as mudanças do meu intelecto que desde que me tornei adulto vive estragando todas as idéias que eu formulei sobre as coisas na época da minha infância.

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet vai descobrir que o termo "livre-arbítrio" é um dos mais polêmicos do mundo evangélico e tema de textos dignos de estarem em qualquer enciclopédia moderna do cristianimo contemporâneo.

Society for Science of the Bible, instituto norte-americano que acabei de inventar, ficaria mundialmente famoso se idealizasse um concurso para eleger o melhor texto de argumentação pró e contra ao uso do termo "livre-arbítrio".

Então, como não sou o citado instituto, quero apenas salientar de que não pretendo tratar aqui questões de profundidade teológica, de estudo de morfologia bíblica, porque não sou um estudioso de teologia, tampouco credenciado a ficar proferindo sentença sobre assuntos complexos, que requerem um bom nível de estudo acadêmico e científico. Como crente que sou, leitor da Bíblia, e seguidor das escrituras sagradas, examinando as escrituras tenho algo a dizer sobre este termo tão largamente ensinado e contestado no meio cristão.

Afinal, pra que serve o livre arbítrio?

No meu entendimento o termo "livre arbítrio" só serve pra separar duas correntes de pensamento sobre o assunto: os que acreditam que somos capazes de tomarmos decisões por nossa própria vontade independente da influência de Deus e os que acreditam que somos predestinados a cumprirmos os propósitos de Deus e que somos incapazes de tomarmos decisões que não emanem do Trono celestial, ou seja, tudo vem de Deus. Não acredito que quem pense assim ou assado irá receber um cartão vermelho de um juiz apitando na porta do céu, impedindo a salvação de alguém: "você não entrará no céu porque acreditou no livre arbítrio! você não entrará no céu porque era um predestinalista!"

Isto não é questão sine qua non para determinar salvação de ninguém, uma vez que o único e irrevogável acesso ao Pai é "crer no Senhor Jesus Cristo". (pesquise no bibliaonline.com)

Então, já começo a desmoralizar esse discursinho bobinho que irmãos nossos vivem a instaurar ai, bate bocas que não levam a nada, e gente querendo mostrar que é mais inteligente que outras, que entendem mais de Biblia do que os outros...chega a ser engraçado quando esquecemos a tragédia grega desses espetáculos caracterizados de discursos abastados de referências bíblicas, cada um puxando sardinha para o seu lado.

Dizer que essa discussão não é importante, não me isenta de ter minha própria opinião sobre o assunto. Referências biblicas que credenciam uma forma de pensar ou outra, existem aos montes na palavra de Deus, basta interpretá-las da maneira que nos agrade.

Quando Deus disse:

"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26)

Não acredito que o Pai se referia a aparência puramente física: dedos, boca, cabeça...ninguém viu a Deus, sabemos que Ele é Espirito. Creio que muito mais do que a forma existencial, Deus dizia sobre a essência humana. Ele nos deu capacidades semelhantes as suas. Capacidade de amar, de perdoar, de cuidar, de criar, e capacidade de escolher. Creio piamente de que era disso que o Pai falava.

É certo que Deus é Onisciente, Onipotente, Onipresente, Alfa e Ômega, inclusive para conhecer nossas escolhas. Mas acredito que em um plano muito maior, que não tenho argumentos para explicar, Ele nos assite em nossas decisões, e tem seu plano idealizado em cima de escolhas que Ele nos concedeu um dia que fôssemos capazes de fazer.

E dizer isso, não implica em diminuir ou limitar o poderio de Deus. Pelo contrário: atesta que Deus tem tudo sob seu controle, pois criou seres capazes de escolherem seu caminho, quando Ele mesmo nos dá as opções da escolha. O homem pode sim, escolher fazer o bem ou fazer o mal. Até mesmo por isso, não sou muito crente em ideologias que atribuem tudo de ruim a ação do diabo. O diabo não tem poder de fazer nada se o homem não escolher dar a oportunidade. Deus não age se o homem não der a oportunidade.

Foi assim que Deus planejou o ser humano. Ele deu esse atributo ao homem.

Agora se você pensa de outra forma, e for para a glória de Deus, amém.

O importante é seguirmos esta orientação de Jesus:

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses." Mc 12:30-31

Este é o mandamento maior e se todo o nosso entendimento for esse, está ótimo, e alcançaremos o coração do Pai. Ai, não precisaremos nos preocuparmos com outras questões.

Forte abraço,

Em Cristo,

Bruno Ramos

Um comentário:

  1. como sempre Bruno,muito bem explicado..Deus é tão bom,tão justo que nos dá escolher entre o bem e o mal!
    A própria Bíblia diz
    "Não deis lugar ao diabo"...
    Então vc escolhe...E com certeza responde por isso...Porque Deus determinou assim!...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062