Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Carta aos vivos





Se você está lendo isso, parabéns você está vivo!

E se você está vivo é porque nunca conheceu a morte. Aliás, poucos, pouquíssimos de nós seres viventes aqui da terra, um percentual quase desprezível, conheceu a morte e voltou para contar.

Estar vivo nos abre uma grade quase infinita de possibilidades. Estar vivo significa viver, sentir, tocar, fazer, respirar, compartilhar, muitas vezes andar, com certeza pulsar. Às vezes nos acostumamos a viver uma vidinha “marromeno” e esquecemos-nos de o quanto viver pode ser bom, vigorante e esplêndido. A gente se acomoda num vai-e-vem monótono, sem vida, sem sal e se entrega a miséria da mesmice, da acomodação e da falta de coragem para viver.

Qual de nós quando era criança, ou mesmo hoje, nunca perguntou ou foi perguntado: “se você fosse um bicho, que bicho seria?” – essa é clássica. Uns respondiam que queriam ser águias para voar, outros peixes para nadar, outros minhocas para andarem debaixo da terra...

Então eu pergunto: “se você estivesse vivo, o que viveria?”.

Sério. É muito comum a nós humanos, esquecermos que podemos “viver” ao invés de apenas “sobreviver” como os bichos fazem. Temos opções e escolhas. Podemos e devemos “viver” ao invés de apenas “existir”. Tem gente tão acostumada ao trivial que sequer cogita a possibilidade de existir vida além do quarteirão, além dos 20 anos de empresa, além dos mórbidos cômodos de paredes cinza-escuras, testemunhas das discussões domésticas de todos os dias.

Viver é mais do que isso.

Então, o que seria viver?

A Biblia, como sempre tem a resposta. Entre vários textos sobre o assunto, gosto muito do que diz Eclesiastes 9:

Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.
Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:7-10

Palavras-chave deste texto: ALEGRIA, OBRAS, ÓLEO SOBRE A CABEÇA, FAZE-O CONFORME TUAS FORÇAS.

E o fechamento de ouro: porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

......................................

Tem gente que não tem coragem de abrir um trabalho comunitário e trabalhar como voluntário para ajudar ninguém. Outros, vivem infelizes e desgostosos em seus empregos mas não tem coragem de enviar um currículo para outra empresa, com medo de perder o emprego, de trocar o “certo” pelo “duvidoso”. Pessoas que “existem” infelizes no que fazem e como vivem, com medo de se aventurar, sem coragem para correr atrás, tanto em sua vida material quanto espiritual. Se perturbam com o fracasso, com a possibilidade do insucesso e ficam como zumbis, sem objetivos, metas, alvos, significado. Pessoas que passam um dia após o outro prostradas em sua falta de vida, sem iniciativa sem esboçar reação frente ao nada que vivem. Não enxergam alegria no que Deus dá, não dão valor às pessoas ao redor e a si próprias no que podem ser úteis.

Pessoas que se morrerem não deixarão sua marca neste mundo.

Hoje, é comemorado pelos católicos o dia de finados. Como de praxe todos os anos, já consigo imaginar aquela montoeira de gente fazendo procissão sobre lápides e túmulos, chorando aos montes, levando flores para pais, maridos, filhos, filhas, avó, tios....muitos passando anos sem se falarem por um ato do ente falecido, ai, em meio ao fúnebre começam a lamuriar com os olhos marejados num monólogo solitário ao vento: “por quê? Por quê aquele dia você fez aquilo assim, assim, assado que me magoou?”. Ai eu pergunto: “Por que esse miserável não se reconciliou enquanto o outro estava vivo?” “O que adianta agora procurar o túmulo do outro para prantear a reconciliação?”

Isso de nada vale. Temos a oportunidade de fazermos tudo, vivermos tudo enquanto estamos em vida, enquanto respiramos.

O segredo da vida é deixarmos nossa marca. Marcarmos com nossa relevância, realizarmos, construirmos, influenciarmos. Fazer a diferença. Devemos amar ao próximo, proclamar a paz de Cristo, valorizar as pessoas que amamos. Depois de morto não há mais como fazer isso, nem por nós, nem por ninguém mais.

Em outubro de 1994 minha avó, uma das pessoas que eu mais amei na vida veio a falecer, na época eu tinha 12 anos de idade. Com certeza, foi um acontecimento doído, doloroso e que me marcou profundamente. No entanto, jamais vou me esquecer do dia pouco antes da sua morte, em que andávamos pelas calçadas mal-acabadas e estreitas da rua Samuel Levy em que ela segurando minha mão me disse, vestida com sua blusa de lã preta, rosa e branca:
- Meu filho, um dia vovó vai morrer, não vai estar mais aqui.
Eu retruquei:
- O que é isso vó! Vira essa boca pra lá, nem quero pensar nisso.
E ela completou:
- Você querendo ou não um dia vovó vai morrer e quando isso acontecer não quero que você chore no caixão, não quero que fique triste porque vovó vai pro céu e não vai ter motivo pra você ficar triste.

Na época não entendi, mas concordei. Hoje sei exatamente que tudo o de bom, os sorrisos, os abraços, os beijos e o aconchego já foram vividos com ela. Não há o que entristecer. Nosso encontro já está marcado e acontecerá no céu.

11 comentários:

  1. o seu texto sobre a importância de valorizar a vida ,quando se esta vivo é muito bom ou melhor ótimo.também penso que não devemos chorar pelos mortos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Cintia. E é exatamente isso: temos que valorizar a vida, porque a morte é outra história.

      Excluir
  2. Muito próprio para o dia de hoje!!!!...

    Papai morreu há mais ou menos 7 anos,sinto uma saudades imensa da companhia dele..Era um homem especial..um pastor maravilhoso...
    mas jamais fui ao cemitério onde ele foi enterrado!...
    Temos que valorizar avida,diariamente!...E isso eu fiz quando ele estava vivo,e me ensinou a conhecer Jesus!...Ele também valorizou com certeza a Vida!

    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso ai suely. eu também nunca fui ao cemitério...acho q isso não tem o valor que se deve dar a pessoa enquanto estamos vivos...isso é o q importa. o maior respeito e admiração q tenho pela minha avó está registrado em minha mente.

      Excluir
  3. Ora boas....

    Vejamos aqui uma parte interessante do seu texto, que lhe agradeço, ter-me proporcionado uma boa risada antes de me despedir de mais um dia fatigante de trabalho!

    "E se você está vivo é porque nunca conheceu a morte. Aliás, poucos, pouquíssimos de nós seres viventes aqui da terra, um percentual quase desprezível, conheceu a morte e voltou para contar."

    Dando uma pesquisadela na nossa comparça wiki, fui ao encontro de uma pequena definição de morte!

    Wiki: "A morte (do latim mors), o óbito (do latim obitu), falecimento (falecer+mento) ou passamento (passar+mento), ou ainda desencarne (deixar a carne) é o cessamento permanente das atividades biológicas necessárias à manutenção da vida de um organismo, como ao estado desse mesmo após o evento."

    Agora me passe a explicar, como é possivel estar morto e "renascer"..... Se é um cessamento PERMANENTE das actividades biológicas, como a que poderá esse caso ocorrer?!?! Ou é permanente ou não é.... Um morto é um morto e acabou!

    Há situações de comas profundos onde muitas pessoas são dadas como mortas, e na realidade assim não acontece... o cérebro continua a "trabalhar", e pode ser nesses instantes que as tais situações de verem (para quem acredita) o outro mundo ocorrem....

    Brindamos...... siga o bingo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Joel
    O texto é muito bom não tem nada de engraçado.
    você tem todo direito de ter sua opinião, mas ridicularizar a crença dos outos não.Pesquisa na internet TAMBÉM o significado de ignorante. Copiar e colar texto da internet é fácil, tenha sua própria opinião.

    Espírita Kardecista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado joel pelo comentário. seja sempre bem vindo.

      Excluir
    2. Meu nome não é Joel
      estava fazendo uma crítica ao amigo Joel do comentário acima
      parabéns pelo texto meu irmão e que a luz divina jamais lhe abandone nesta caminhada.

      Excluir
    3. Opa, desculpe Márcio! Erro de interpretação. Que o Senhor te abençoe tb meu amigo!

      Excluir
  5. Dia de finados é só uma data comercial como todas as outras.Sou catolica respeito muito a opinião e a religião de todos.
    visito não só no dia 2 de novembro, mas sempre que tenho saudade.

    Parabéns pelo seu texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário gabi monteiro. seja sempre bem vinda.

      Excluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062