Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sábado, 10 de novembro de 2012

Lutar para vencer



Acabo de assistir a um filme imensamente intrigante, empolgante e porque não dramático sobre a vida de conquistas e vitórias de um cavalo único na história, recordista mundial do "tríplice coroado do turfe norte americano". O cavalo chamado Secretariart apelidado de Big Red, ganhou as três principais corridas  Kentucky Derby, venceu o Preakness Stakes e o Belmont Stakes dos EUA e ainda por cima com uma marca recorde até hoje imbatível, isso, em 1973. Além do cavalo a história verídica "bibliografada" fala da dona do cavalo, do tratador, do treinador e do jóquei. O filme, um relato da vida real, conta a história eletrizante desses campeões.

Pensando no filme, me ocorre que na minha vida nunca estive muito envolvido em competições. Nunca fui um atleta, afeiçoado aos esportes, obstinado competidor. Eu até tinha uma medalinha de segundo lugar de um time de basquete na quarta série. Mas me recordo de que nem na final eu joguei e ainda lembro da minha cara molhada de chuva a beira da quadra, esperando uma oportunidade para entrar no time, o que não aconteceu.

Como nunca fui um jogador por natureza - melhor dizendo, nunca fui um bom jogador por natureza - desenvolvi uma estratégia: eu era o dono da bola! O cara que batia o par ou impar para escolher o time! O cara que articulava todo mundo, providenciava os coletes pra galera, tomava frente da situação. Sendo assim, eu sempre jogava. Caso contrário, quando não estava a frente da "pelada" fatalmente minha sina era o banco de reservas, ou a famosa "cerca" apanhando as bolas chutadas ao longe, servindo de gandula.

Mas como Deus é Pai e nunca deixa um justo desamparado minha falta de jeito para o esporte foi compensada com outras habilidades e não foram raras as vezes que fui elogiado pelo meu desempenho com as notas da escola, com as minhas redações, com minha capacidade incontestável de jogar War e demais jogos de tabuleiro, e, finalmente, minha capacidade de tocar instrumentos musicais e compor canções.

Rapaz, era uma festa! Como hoje sou casado, não posso ficar me vangloriando de certas coisas, no entanto, tocar um violãozinho desde moleque me abriram certas portas, me deram algumas oportunidades na vida sabe!?! Quando resolvi obstinadamente aprender a tocar saxofone então...!! Eram fogos de artifício. 

......

Não sei o por quê, mas acabei desenvolvendo uma personalidade um pouco cautelosa quando o assunto é  competir. Hoje quase posso entender que talvez minha falta de jeito esportivo me intimidou um pouco. E isso refletiu em outras áreas da minha vida. Resumindo: só entro numa parada se for para vencer. Se vejo que não tenho muita condição de chegar lá, realmente não gasto energias.

Veja você: não estou aqui contando vantagem de nada obviamente tenho minhas falhas, erros e tal. Mas sou do tipo que não faz uma prova de concurso por fazer, não gosto de assumir um compromisso por assumir, não me apresento para uma tarefa que não tenho habilidade ou capacidade de fazer....entende o que eu digo?

Quando estou fazendo algo, busco fazer o melhor e me empenho de todas as formas para realizar isso.

Não sou palestrante motivacional, daqueles que são pagos para palestras sobre estratégia de vendas: "esteja motivado", "você pode", "você é capaz"...mas eu bem que poderia ser. Eu convivo diariamente comigo mesmo me "atacando" ou me "defendendo" com essas questões. Estou sempre me cobrando sobre fazer o melhor, estou sempre incomodado quando sei que as coisas não estão do meu jeitinho perfeccionista.

Olha, não sei se esse meu jeito é bom ou ruim, ou se é um jeito melhor ou pior de viver a vida. Mas também não sei viver de outra forma e se eu for te dizer baseado no que sei, esse jeito tem me ajudado esses anos todos em minhas conquistas.

Não sou um cara afeiçoado a autopiedade, não me sinto inferior (nem superior) a ninguém, não tenho receio de tomar atitudes que podem ser consideradas de risco, obviamente, como eu disse antes, quando também decido que tenho grandes chances de acertar.

Você pode até questionar o que vou dizer agora, mas acho que existem duas razões para eu ser assim:

Primeiro - Meu pai me disse uma vez na minha infância e eu jamais esquecerei dessa fala: "Meu filho, seja sempre o primeiro. Busque sempre a vitória."

Segundo - Creio piamente que sirvo ao Deus de verdade. Não enxergo de outra forma. Creio que Deus me conduz, que ando debaixo de suas poderosas mãos, e sei que onde quer que eu esteja, buscando fazer a sua vontade, sempre estarei onde Ele quer.

Muito se fala da grandeza, da vida vitoriosa de Davi. Fala-se muito das conquistas, dos embates com Saul, principalmente, da vitória contra o gigante. Mas existe uma fala do próprio Deus que é tão sublime que não consigo nem imaginar a gloriosa revelação de Deus ao profeta Samuel, quando o mesmo estava na casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel:

E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração
1 Samuel 16:6-7

Meu amigo, quando o sujeito tem um coração vencedor, um espírito obstinado, não há estatura, classe social, "oportunidades" que impeçam a conquista do sujeito. Em todas as áreas: material, espiritual, sentimental.

Com isso quero te dizer que não se deixe levar pelas intempéries da vida. Os altos e baixos vem pra todos, inclusive para os vencedores. A diferença se dará em como você enfrentará suas próprias lutas.

Lembrando sempre: Deus está contigo!

Por Bruno Ramos


3 comentários:

  1. Parabéns irmão, seu caráter é muito nobre! Respeitável demais, parabéns cara, isso até que me deu um certo impulso! Falei que você era muito usado para edificar vidas... E realmente estava certo! Sinto prazer em ser seu parceiro Bruno, mesmo que não o conheça pessoalmente, ou você nunca tenha ouvido minha voz. Enfim irmão, Deus te use cada vez mais!

    ResponderExcluir
  2. estava com saudades das sua postagens..elas são simples,diretas,e sem soberba!..
    Vc ainda é jovem e fico feliz em vê-lo assim com tanta garra..Que Deus o abençoe para vc continuar assim..sendo exemplo,como aquele que prega a Palavra!...
    Suely

    http://sbertoncini.zip.net
    Mensagens bíblicas a cada dia!

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras são muito forte ,tocou profundamente minha alma.Vou lembrar dessas palavras todos os dias quando eu acorda.

    ----------------------------------------------------------------------
    Quando o sujeito tem um coração vencedor, um espírito obstinado, não há estatura, classe social, "oportunidades" que impeçam a conquista do sujeito. Em todas as áreas: material, espiritual, sentimental.

    Com isso quero te dizer que não se deixe levar pelas intempéries da vida. Os altos e baixos vem pra todos, inclusive para os vencedores. A diferença se dará em como você enfrentará suas próprias lutas.

    Lembrando sempre: Deus está contigo!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062