Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

segunda-feira, 2 de abril de 2012

10 coisas que todo cristão precisa fazer


Como qualquer cidadão comum, principalmente como integrante da parcela da população que gosta de se manter bem informada, estou sempre pesquisando, lendo reportagens, artigos, opiniões...com este meu contato diário com estas fábricas da informação tenho observado nos meios "internetísticos" que os redatores, repórteres, escritores e formuladores de conteúdo agora vivem a elencar 10 coisas disso, 10 coisas daquilo. 

Os temas são os mais diversos possíveis, e geralmente quando o cara não tem 10 coisas pra pautar ele diminui pra 7, 5, 6, enfim, o número que lhe for possível completar. Está meio perdido com o que estou dizendo? Não fique! Com certeza já deve ter lido por ai alguma coisa do tipo: "10 lugares que não podes deixar de conhecer", " As 10 praias mais lindas do mundo", "os 10 cachorros mais feios do universo", "as 10 flores mais exóticas do planeta Terra"...por ai vai.

Na verdade, já desmascaro todos eles aqui de uma tacada só: nada do que um tema apelativo, um título impactante com uma sentença bem firme, defendendo incondicionalmente uma posição sem margem de erro, para cativar o leitor e seduzi-lo a ler o seu texto, assistir sua reportagem..fique certo que em 99.9% dos casos o objetivo é esse e não realmente afirmar categoricamente quais os "10 maiores micos das celebridades de Hollywood."

No mundo da informação ou em qualquer outro mundo que se tenha notícia existe algo que é fundamental na relação entre as partes envolvidas: credibilidade. Passar credibilidade sobre aquilo que se quer falar ou apresentar é fundamental para ser aceito e ganhar respeito. Depois que se ganha credibilidade a coisa muda. A forma do receptor que te respeita é outra.

Só para te citar um exemplo, eu me formei na faculdade em Relações Internacionais pela UVV. Durante os quatro anos que passei lá dentro debrucei-me sobre as relações entre países, suas teorias, soberania de estados, status quo etc...lá eu aprendi algo interessante sobre o Brasil que lhes repasso agora: o Brasil nas relações com o mundo principalmente na América Latina, possui uma função de "Fiel da balança" para muitos assuntos internacionais. Isto significa que pela sua posição, sua "moral", sua não defesa de partes em questões polêmicas, sua não ofensiva bélica, sua postura pacífica, e sobretudo sua relevância internacional como ator bem relacionado com os outros, o nosso país desempenha uma função de equilíbrio quanto a resolução de impasses entre países com que mantém relações diplomáticas e laços comerciais. Pra ser bem específico com um exemplo recente que tange a nós, todos os cristãos do mundo ficaram perplexos com o caso da condenação a morte do pastor cristão Youcef Nadarkhani, de 34 anos no Irã, por negar sua fé ao islamismo e se recusar a abandonar o cristianismo. Países de todo o mundo (cristãos principalmente), organizações internacionais, quiseram interceder em favor do nosso irmão lá junto ao governo do Irã. Só tem um detalhe: como os Estados Unidos por exemplo, o maior "inimigo" do Irã, assim como demais países europeus, que vivem os "atazanando" intercederá sobre um assunto interno que tange a soberania do estado do Irã? Não tem como...no entanto, o Brasil fora solicitado por organismos internacionais para abrir o diálogo com o governo iraniano e intervir no caso da maneira que for possível. Essa é uma função que o Brasil desempenha bem por conta de sua credibilidade e respeito adquirido pelas suas boas relações com muitos países nesse globo terrestre. Como diria Renata Barbosa, este é o viés da política externa brasileira.


Então, recapitulando, falamos aqui sobre: 10 coisas que precisam ser listadas, credibilidade e respeito. Seria mais ou menos dizer que os meios de comunicação da atualidade estão sempre procurando coisas para nos apresentar como verdades absolutas. Agora vou dizer uma coisa que não poderia deixar de lhes dizer: enquanto escrevia estes primeiros parágrafos dei uma parada pra tomar café. Abri o jornal de hoje e pasmem com a reportagem de A Gazeta de 01/04/12: "11 lições que podem mudar a sua carreira".  Sério? Será que mudamos nossa carreira em 11 lições? Que interessante. Isto só reforça minha tese de que estou antenado com as filosofias atuais de como chamar atenção do público em busca de credibilidade.


Quando estudamos as Escrituras Sagradas e buscamos conhecer mais sobre Deus, vemos que o nosso Senhor para se comunicar conosco já listou assuntos para apresentar a seu povo da época e seu povo de agora, nós. Estes temas são conhecidos como os 10 mandamentos, que são os princípios básicos sobre como obedecer a Deus e andar nos seus caminhos. 


Os 10 mandamentos foram entregues diretamente por Deus ao seu servo e líder do povo de Israel, Moisés.


1º - Não terás outros deuses diante de mim.2º - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.
3º - Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.
4º - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
5º - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
6º - Não matarás.
7º - Não adulterarás.
8º - Não furtarás.
9º - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 
10º - Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


Estes mandamentos estão relatados em Êxodo 20:1-17. E esta lista de mandamentos fora um marco para o povo de Israel. Para o povo da época, não acredito que esta lista tenha aumentado a credibilidade de Deus, nosso Criador Supremo. Mas certamente lhes apurou o temor e respeito quanto aos caminhos errados que andavam seguindo. No verso 19, deste mesmo capítulo o povo fala:


"E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos."
Êxodo 20:19

Quer 10 ou 1000 coisas, estamos a todo tempo ouvindo mensagens de servos de Deus legítimos, pregadores, pastores e ao contrário do povo de Israel, estamos ignorando a palavra do Senhor entregue aos homens. Parece que estamos aguardando que o próprio Deus venha nos provar sua Palavra, esquecendo-nos do risco de morte que corremos. 


As pessoas estão acostumadas a dizer por ai que Deus é amor. De fato o é. pois enviou seu Filho pra morrer por nós. Pelo seu amor, riscou a cédula contra nós,  somos absolvidos pelo Sangue de Jesus. Mas Deus também é justiça e julgará nossas almas pelas nossas obras e pelo caminho que escolhemos para orientar nosso livre arbítrio.


O próprio Jesus nos facilitou muito as coisas. Nos disse que o resumo dessa lista de 10 ai é: amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Eu me surpreendo a cada dia mais sobre a sabedoria que emana de Jesus. De fato se amamos a Deus e ao próximo não cometeremos tais pecados contra o irmão. Simples assim.


Por fim, se fosse aqui para cumprir o raciocínio da lista, não pra buscar crédito com ninguém, diria quais as 10 coisas que nós cristão precisamos fazer sempre:


  1 - Orar;
  2 - Consagrar-se;
  3 - Estudar a Bíblia;
  4 -Pregar a palavra;
  5 -Cuidar e zelar pela família;
  6 - Visitar os enfermos;
  7 - Praticar a comunhão entre os irmãos;
  8 - Curtir a vida de maneira exemplar;
  9 - Fazer obras de caridade; 
10 - Trabalhar honestamente;


Essas eu listo primeiramente pra mim...se servir pra você, glórias a Deus por isso! Sinal de que adquiri seu respeito e confiança! E o Epirito que habita em mim também habita em você!


Fiquem com Deus!


Por Bruno Ramos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062