Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Carpinteiro



Quando se fala em Jesus, naturalmente e obviamente nos vem a mente o Filho de Deus, o homem Santo, o Profeta, o Salvador, que arrebanhava multidões em suas pregações, curava uma porção de enfermos, expulsava múltiplas dezenas de demônios. O Filho de Deus que se fez homem, o Verbo que se tornou carne e habitou entre nós, o enviado pelo Pai para salvar os homens.

De fato, esta é a parte que nos interessa, o assunto que nos diz respeito sobre a pessoa de Jesus, homem e Deus. Sendo assim, os evangelhos narram contudentemente a missão de Jesus, sua jornada na anunciação do plano da salvação e trata muito pouco sobre a vida laboral, a vida familiar, a vida íntima do Emanuel.

A Biblia relata lá em Lucas 3:23 que Jesus de fato inicia sua jornada evangelística com cerca de 30 anos de idade. A partir de então, os discípulos, os seguidores que estão sempre próximos a ele tomaram registro dos fatos que se sucederam até o cumprimento de sua passagem aqui na terra.

No entanto, a Biblia nos permite saber algumas coisas da peculiaridade de Jesus. São pistas, rápidas menções, insinuações que revelam um pouco do perfil do Cristo. Os relatos bíblicos nos dizem por exemplo que o menino Jesus foi ao templo e assentou-se entre os doutores ouvindo-os e interrogando-os, revelando-nos que Jesus era desde criança um garoto intrépido e sábio. Na mesma passagem fica claro de que Jesus possuia uma mãe cuidadora que o educava, ensinava e o protegia.


"E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de DEUS estava sobre ele." Lc 2:40
 
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Lucas 2:40
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Lucas 2:40
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:52
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:52
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:52
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Lucas 2:40
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Lucas 2:4
Dentre as coisas que sabemos através das escrituras sobre a juventude de Jesus, nos é permitido compreender de que Jesus seguiu os passos da profissão do pai José e trabalhava como carpinteiro.

Se era carpinteiro, podemos concluir que o mestre contruia móveis, artefatos de madeira, talvez arados para bois, casas, quem sabe telhados ou talvez esculturas...não sabemos ao certo. Estudiosos vivem a analisar os fatos históricos também pra descobrirem melhor sobre isso. Mas a questão é que, enquanto carpinteiro, Jesus talhava madeira.

Como a Biblia mesmo revela que Jesus era "cheio de sabedoria" dá pra dizer que se era carpinteiro, era um dos melhores. Tanto que lá em Marcos 6, depois ainda que Jesus já desenvolvia o seu ministério é reconhecido por seus compatriotas: "não é este o carpinteiro, filho de Maria..."

Era comum na época as pessoas serem tratadas por suas profissões: O Pescador, O Coletor de Impostos, O Centurião, O Médico, O Carpinteiro...

Então, chego ao ponto que quero chegar: Jesus não era um desocupado, um desempregado, um homem sem dignidade. Ele tinha profissão, tinha o que fazer, tinha a quem cuidar. Não foi um "monge" separado de tudo e de todos, guardado a sete chaves, enclausurado em um dormitório de templo qualquer, esperando a hora certa de se apresentar ao mundo. Ele viveu e conviveu com o mundo, ensinou e aprendeu, se fez homem de verdade, cumpriu o que Deus disse lá no jardim do Éden para o primeiro homem caído: "do suor do rosto comerá o seu pão". Jesus não deu trela pro diabo de o acusar de desocupado.

Imagine a fala do diabo: "mas também pudera né, Senhor! Todos os dias os anjos vem te servir o café, almoço, janta...o Senhor não tem preocupação com nada, não tem que trabalhar pra comer, pra pagar as contas...desse jeito é fácil não pecar."

 Posso até ousar em dizer que sem profissão Jesus não teria vivido plenamente como um homem. Deus pensou em tudo, Jesus cumpriu tudo!

 Jesus se fez um homem digno. Trabalhador. Carpinteiro. Profissional.

*******************

Toda essa reflexão que compartilho com você agora, me ocorreu ao ouvir uma composição de um amigo chamado Rafael Porto. Ele de forma poética e com uma habilidade letrista singular, expressa a missão do Cristo sob a ótica de sua profissão.

CARPINTEIRO

Olha, Eu vim de Lá pra te mostrar porque nasci
Olha, Eu vim pregar, bater, serrar e esculpir
Peças que um dia vi nascer, árvores que Eu fiz florescer

Vim humilde para a todos poder ensinar
Que importante é praticar o amor sem hesitar.
Desta vida nada vais levar, guarde o coração pra se salvar.

Mesmo sendo Rei me fiz plebeu pra te alcançar,
Humilhado e traído fui sem protestar.
Pendurado estive numa cruz. Rei dos Reis, Senhor, Cristo Jesus.

Pra te salvar, minha vida entreguei.
Pra te curar, tuas dores eu levei
Pra te limpar, teus pecados perdei
Pra te levar pro meu Reino eterno


Me dá arrepios sensitivos quando imagino que Jesus conhecia desde a fundação do mundo, quanto Deus, cada árvore que manuseou. É de uma revelação grandiosa imaginar que o Criador do mundo, Rei dos Reis se prestou a uma morte de cruz, destino de malfeitores, para se fazer Redentor de nossos pecados. Ele não precisaria disso, poderia sugerir outra saída ao Pai. Mas optou por viver como homem pra provar que seria possível servir a Deus mesmo com "todas as aflições do mundo."

Ele se tornou homem. Se tornou carpinteiro. Com a experiência de criar junto ao Pai o mundo, criar móveis foi uma tarefa que ele tirou de letra. Com a experiência de talhar madeira, foi fácil entalhar os nosso corações.

Quero parabenizar o Rafael Porto por prestar seu talento nato ao serviço do Reino de Deus e propiciar a nós todos uma reflexão tão contundente apresentada em forma de uma brilhante e abençoada poesia cantada.

Para conhecer mais o trabalho de Rafael Porto é só ir "lá": http://musica.rafaelporto.com/

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
Marcos 6:3

11 comentários:

  1. Muito bom,uma letra muito forte,,,parabéns

    ResponderExcluir
  2. Mensagem de ouro, apurada de forma sabia tanto quanto merece atenção esse conteúdo. Reflexão riquíssima em informações e advinda de uma mente de Cristo.

    Parabéns Bruno, nenhuma das palavras escritas foram em vão, todas foram carregadas de um propósito claro e objetivo. Uma verdadeira pregação.

    Deus continue te derramando essa unção. Espero em breve ler o que serão futuramente seus "Best Sellers"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado meu amigo Girlan! transfiro toda honra ao Senhor e me sinto alegre em poder trazer uma reflexão que valha a pena! Fica com Deus!

      Excluir
  3. Muito bom, e profundo, parabéns e sucesso!
    Jhonata..

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Bruno!...Aqueles que não querem reconhecer Jesus como Deus,ou como filho de Deus feito homem na terra,vivem sempre questionando porque não se fala da profissão de Jesus,da vida dele antes de começar sua jornada evangelistca,porque escondemos isso,etc etc...
    Sua postagem veio sem medo falar um pouco sobre isso!!!
    um grande abraço
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade suely, as pessoas não gostam muito de falar sobre a parte não relatada da vida de Jesus, mas creio q foi assim!

      Excluir
  5. muito bom, excelente post, música inspirada! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu camilla! vc é meio suspeito falar mas sei q vc tem um carinho especial!! fica na paz mana!

      Excluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062