Compartilhe isso com 10 amigos senão vai cair um meteoro na sua cabeça. |
Sou um usuário das redes sociais. Acho um grande barato a instantaneidade da comunicação, a oportunidade de expressarmos nossas idéias e o estreitamento das relações humanas. A tecnologia moderna trouxe esse recurso e acredito mesmo que estamos num caminho sem volta quanto a isso.
No entanto, toda essa liberdade de expressão, essa facilidade de "falar e ser ouvido", e consequentemente, de ouvir tudo o que se diz (ou ler tudo o que se escreve), tem um preço. E um alto preço. Custa caro.
Somos levados a clicar em conteúdos - vídeos, imagens, mensagens - de coisas banais, de valor intelectual e espiritual nulo, quando não degradante.
Tá, pra parar de buscar linguagem culta e falar o famoso "português claro", está tudo mesmo virando "uma bagunça", um "troço de doido", um "manicômio de loucos", de insanos, de desocupados, de pessoas que estão contribuindo para a degradação da nossa nação, pessoas que estão minando o evangelho e isso tem a ver com nosso título proposto: a era da banalidade.
Nunca se perdeu tanto tempo, nunca se gastou tanta energia participando, assistindo, compartilhando, dando atenção a coisas fúteis, sem valor cultural, sem importância em significado e em relevância qualitativa para o nosso crescimento quanto seres humanos, em coisas que não irão contribuir para a transformação de vidas.
Ouvi um comentário do Alexandre Garcia pela rádio dizendo que não vê com bons olhos o uso de redes sociais. Acho mesmo, sem ser "caxias", que ele tem até bastante razão. Li hoje um comentário de um articulista de A Gazeta na mesma linha.
Mas não são somente as conclusões destes formadores de opinião que tem me aberto os olhos. Tenho chegado a esta conclusão por mim mesmo: estamos entrando numa fase de decadência profunda de nossos valores, de nossa moralidade, de nossa postura e compostura, de nossa ética e de nosso bom senso.
Estamos nos entregando sutilmente a banalidade. É só compararmos com a palavra de Deus que chegamos a estas conclusões.
"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado."
Tito 3:8-11
Fico vendo jovens, adolescentes e até mesmo adultos, postando coisas do tipo "eu amo Jesus" ou frases de efeito de pastores e lideres juvenis, cantores etc...mas participando de debates ridículos sobre coisas inúteis, e o pior: tentando defender "Jesus" sem argumento coerente nenhum, sem testemunho verdadeiramente cristão, sem conhecimento da palavra de Deus.
Pessoas que se expõe ao ridículo e expõe o evangelho ao ridículo também. Resultado: Não se convence ninguém e ainda nos expomos ao vexame.
Ao mesmo tempo que se publica uma "frase crente", logo abaixo, na mesma tela do computador, tem uma mensagem profana, indecente e carregada de erotismo e subversão.
"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou."
1 João 2:4-6
Sinceramente: você consegue imaginar Jesus compartilhando porcaria na internet? Você consegue ter a dimensão de que Jesus está no altos céus contemplando suas atitudes?
Que tipo de cristianismo sujo, impuro, nojento e fraudulento estamos vivendo meus irmãos!?!?!
Isso é sério! Jesus não é brincadeira, seguir Jesus não é divertimento, não é entretenimento. É uma decisão, é um caminho que requer decisões, que requer renúncia, que requer pacto, pagamento de preço.
Por nossa banalidade, estamos vendo ai os gays se organizando e empurrando sua imoralidade "guela" abaixo de nós, de toda a sociedade, nos taxando de homofóbicos, fazendo manifestação em portas de igrejas, ridicularizando e diminuindo o evangelho.
E de quem é a culpa disso? DE TODOS NÓS, cristãos, que estamos na internet nos entupindo de porcaria.
O que vai combater esses carentes de salvação não é compartilhando imagens de facebook, xingando mensagens de ódio, atacando com palhaçadas, discursos moralistas e "frases gospel". O que vai combater isso tudo é JOELHO NO CHÃO, VIDA CONSAGRADA, PERFIL SANTO, VIDA DIFERENTE, ORAÇÃO, JEJUM, COMPROMETIMENTO VERDADEIRO COM A CAUSA DE CRISTO.
Pense nisso. Pratique isso.
Não digo aqui que devemos excluir perfis em redes sociais, nos isolarmos de tudo e todos...devemos sim, ser diferentes, usarmos nosso tempo com prudência, mostrarmos pra esse mundão que realmente seguimos os passos de Cristo.
Junte-se a nós nessa caminhada. Sejamos verdadeiros seguidores de Cristo.
Resumão:
Pare de postar porcaria no facebook;
Leia mais a Bíblia;
Ore mais;
Jejue mais;
Se consagre mais;
Vigie seu comportamento;
Ajude mais os outros. Tem muita gente que precisa de você.
"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."
Colossenses 3:2-3