Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sábado, 26 de janeiro de 2013

Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!


[Para o músico-mor sobre Gitite. Salmo para os filhos de Coré] Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.
Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.
SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.)
Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. 
Salmos 84:1-12



Recentemente tive a oportunidade e o prazer de conversar com João Alexandre no programa Sintonia Soul que apresento na Rádio Transgospel. Tive a honra de relatar pelo menos um pouco da influência que o trabalho musical dele tem na minha formação musical e na minha vida como compositor e sem muita "rasgação de seda" mas com muito respeito e admiração, pude bater um papo bacana com um músico cristão que de fato admiro. 

Primeiro, lá no longínquo início dos anos 90, não me esqueço de ouvir pela primeira vez: "Pra cima Brasil" ou "Brasil, olha pra cima!" que me inspirou a compor "Doce Pátria" essa, junto a meu pai. Depois, lá nos meus primeiros contatos com o saxofone e os casamentos, "Essência de Deus" virou figurinha fácil no meu repertório. Mas nada me marcou tanto no trabalho de João quanto o seu disco acústico de nome homônimo lançado em 1999. Durante quase dois anos, trabalhei em um escritório de uma grande empresa de granito no município de Serra no Espirito Santo e por vários meses trabalhei fazendo minhas coisas da profissão, plugado a um fone de ouvido que tocava e retocava por semanas a fio este cd, numa daquelas obsessões que poderíamos dizer que arranharia o vinil se estivesse tocando numa vitrola. Bons tempos.

Por fim, anos depois, comecei a interagir musicalmente com o Betinho, violonista autodidata de primeira, que é um apaixonado por violão clássico e músicas regionais. Não por acaso, curte muito o trabalho do João Alexandre, daqueles que se isola de todos e tira as músicas do cara, notinha por notinha, arranjo por arranjo.

Dentre tantas composições deste poeta cristão que aprecio, sou apaixonado pela versão musicada por João do Salmo 84. De uma simplicidade harmônica e de uma coerência melódica tão grande que deixaria os  filhos de Coré boquiabertos. É impossível uma alma de sensibilidade poética ficar indiferente ao ouvir e contextualizar essa linda mensagem timbrada na aveludada voz alexandrina.

Ouvir ou tocar esta canção além de suas atribuições melódicas apuradas, me remete a uma viagem particular ao mais íntimo da minha espiritualidade. Ela tem a capacidade de me fazer refletir, meticulosamente, sobre a minha fé. Não foram apenas meia dúzia de vezes em que comecei a ouvi-la e terminei num momento de serena oração dizendo para Deus coisas só minhas, palavras que só eu sei...agradecendo a Deus por ter permitido que eu nascesse em sua presença, me extasiando em poder dizer que aceitei a Jesus como Salvador, feliz, rememorando todas as vezes que adentrei dentro da minha igreja e peguei aquela guitarrinha velha de cordas enferrujadas e as troquei com todo zelo e cuidado, lembrando das vezes em que o culto começaria as dezenove mas eu chegava as dezesseis, e passava as horas tocando canções no salão da batista renovada, no "móveis zezinho", no salão do centro ao lado do shopping...então começa a fazer sentido pra mim: "quão amáveis são os teus tabernáculos..." começo a sentir um amor profundo e uma necessidade inquietante de entrar na presença de Deus. "Louvar-te-ão continuamente"...me lembro de todas as vezes que junto ao ministério de louvor, começávamos a ensaiar um corinho e não tínhamos hora pra terminar tomados pela alegria do Espirito Santo de Deus.
Essa canção colabora e muito para me fazer crer que é um prazer imenso servir a Deus, um privilégio, impar, sem par, inigualável.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062