Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Amanhã eu faço

Karl Marx acredita no trabalho.

A Bíblia é um livro absolutamente inenarrável. O poder de sua sabedoria inspirada por Deus é de fazer qualquer um aceitar Jesus.

Se uma pessoa, por si só, resolver ler a Bíblia com o ânimo receptivo e com interesse em meditar em suas escrituras é impossível que a fé não brote, que o espirito não se comova, que o coração não encontre abrigo, que a alma não se deleite com sua mensagem impactante.

Andei ai, no período da faculdade, e logo depois dela, lendo de menos a Bíblia. Nunca deixei de lê-la. Mas por certo nessa época deixei de meditar nela.

Logo depois da passagem dessa fase tosca, lendo mais David Ricardo, Adam Smith, Sun Tzu, Maquiavel, Karl Marx e cia do que Moisés, Samuel, Davi, Jeremias, Isaias, Mateus, João, Paulo e cia, retomei minha devocional e tenho procurado me disciplinar em minha reflexão diária na palavra de Deus.

Um dos meios que busquei pra isso foi exatamente escrever este blog. Não são poucas as vezes que me sinto ministrado estudando a palavra de Deus. Algumas vezes choro escrevendo textos aqui, meditando na palavra. É um momento particular meu com o Pai, e de quebra, as vezes meus textos servem para abençoar vidas, quiçá, você mesmo lendo agora. A primeira vez, escrevendo aqui, que senti uma cobertura especial da parte de Deus foi quando estava escrevendo este texto (link) Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. Senti Deus falando comigo e uma unção toda especial. De lá pra cá, foram várias outras vezes, neste curto espaço de tempo.

Outra forma também foi me envolvendo mais nas atividades da minha igreja. Isso é bom, salutar e te disciplina a não só ler a palavra, mas a promover a comunhão, o relacionamento, o amor ao próximo e a vida ministerial. Já desde que me entendo por gente atuo no louvor da igreja, lidero um dos ministérios, mas quando estamos inteiramente engajados com o propósito, nos policiamos mais. E a recompensa vem: paz de espirito, confiança em Deus, firmeza de convicção quanto a fé, salvação e sobre a obra de Deus.

Quanto mais se medita na palavra, mais encontramos respostas pra questões da vida que as vezes achamos que não há respostas. Sempre, em tudo, pra tudo, há uma resposta bíblica pra nossos assuntos humanos, desde os mais banais, aos mais complexos, a Bíblia revela, mostra, figura, relata, nos ensina e nos pauta.

Quando pensamos que estamos no fundo do poço e perguntamos a Deus "por quê?" é só pegar o livro de Jó e dar uma lida. Te garanto que fora um sofrimento difícil de ser vivido. Quando achamos que temos escolhas difíceis a fazer é só dar um confere na história de Abraão e o sacrifício do seu filho Isaque. E escolher obedecer a Deus é sempre a melhor opção mas requer renúncia e sacrifícios. Na Bíblia também encontramos ensinamentos sobre pais e filhos, mulheres sábias, homens humildes, trabalhadores, dedicados, guerreiros, crianças abençoadas. Enfim, não dá pra querer resumir a Bíblia toda num só parágrafo.

De todos os livros da Bíblia que contém ensinamentos, um pra mim se destaca entre os livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento: Provérbios. Veja, não o chamo de melhor ou pior, não se trata disso. Apenas compreendo um valor altamente concentrado de orientações para a vida.

Escrito por Salomão trata-se de uma compilação de ensinamentos úteis para o dia-a-dia, de pessoas como eu e você que precisam o tempo todo se orientar sobre como agir, como entender o mundo ao nosso redor, como alcançar a sabedoria. Como proceder de maneira reta, justa, com respeito ao próximo e a si mesmo.

Salomão escreve "rasgado". Fala direto e reto sobre o tema. Toca no ponto, sem rodeios, as vezes poeticamente, mas sem rodeios, explana muito bem as percepções humanas sobre o mundo em que vivemos, sob a ótica de um servo de Deus.

Hoje, lendo a Bíblia, me deparo com este verso:

"Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão." Provérbios 20:13

Fiquei alguns minutos lendo e relendo. Lia de novo. Pensava algumas coisas sobre isso. Alguns cidadãos que eu conheço na memória....a cara larga de um gordo na cama até as onze da manhã...esse mesmo gordo, cheio de contas pra pagar...depois de alguns minutos e soltei um sonoro: "Rá!!! Eu já sabia!!!!"




Queridos irmãos:


Não há nada pior na vida do que um maldito homem preguiçoso! Ele pode ser lambão, atrapalhado, desengonçado, nervoso, estourado...o que for! Tem jeito! Se acerta!

Mas o tal do homem preguiçoso, que vive relações maritais com a fronha e o lençol, pronto a esquivar-se do serviço, praticando quase que freneticamente a lei do menor esforço, merece antes de uma libertação espiritual, uma coça bem dada com vara de gurungumba. 

Em Provérbios existem muitas e muitas passagens com relação a este tema. Acho que Salomão deveria ter o mesmo repúdio que eu tenho quanto a preguiça;

Infelizmente é verdade que nosso país está infestado de preguiçosos. Pessoas que querem viver às custas das outras. Estou cansado - CANSADO - de presenciar trabalhadores que entram em empregos com carteira assinada, não se importam com o valor do salário, (estão se lixando pra isso, porque tem pouco estudo mesmo, então tanto faz) ficam o tempo que a lei garante o tal do seguro desemprego, e depois ficam lá, as custas do governo, as custas dos contribuintes, usufruindo de tudo de bom que a ociosidade pode oferecer. 

Não querem compromisso com nada. Nem com a própria família. Nem consigo mesmo.

Num estágio "menos grave" da preguiça, temos os que "fingem" trabalhar, mas só fazem o mínimo possível...passam o tempo todo com a casa gotejando na cabeça durante 20 anos da vida, e não estão nem ai, se a água está escorrendo pra cima ou pra baixo.

Eu poderia ficar uma vida inteira aqui citando mal exemplos de gente preguiçosa. Mas tenho mais o que fazer e sei que você também.

O que precisamos refletir juntos, hoje e sempre é sobre qual nossa real relação com a cama! Sério, não é brincadeira não. Sérias e árduas consequências há na vida de um preguiçoso, a mais grave delas é a não-salvação e a mais branda é a não obtenção de êxito na vida material.

Que possamos nos auto-avaliar quanto a nossa postura no mercado de trabalho, em nossa casa, na nossa família, na igreja, na comunidade.

Não vejo nenhum outro tipo de meio de alcançar algo na vida a não ser através do esforço. Costumo dizer que até o ladrão pra roubar fica ali, a pensar, matutar, bolar um plano maléfico para alcançar seu objetivo maldoso. A prova disso é o adversário de nossas almas: está o tempo todo, 24 horas, monitorando, nos vigiando, buscando ocasião contra nós.

Que possamos refletir e sair fora dessa enquanto há tempo. 

Em Cristo,

Bruno Ramos

2 comentários:

  1. gosto de visitar seu blog,Bruno.
    Ele sempre me acrescenta algo,ou é usado por Deus para me"dizer" alguma coisa.
    Sinto a mesma coisa que você quando escrevo meu blog,que muitas vezes também serve para mim!...
    Que Deus continue lhe abençoando!
    Suely

    http://sbertoncini.zip.net.
    mensagens bíblicas a cada dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amém suely,

      vc é uma visitante que pra mim já se tornou de casa. Sua presença aki tb muito me edifica.

      e é verdade né. escrever e ler a bíblia é uma satisfação indescritível!

      muito obrigado pela sua amizade e prestígio!

      fique na paz

      Excluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062