Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A mãe dos burros



Se o dicionário é chamado de o "pai dos burros" acabo de descobrir que é muito provável que a maturidade seja a mãe.

É verdade. Refletindo eu aqui comigo mesmo, enquanto pilotava a moto pra ir pra casa ontem, eu cá com meus botões comecei a entender como se a lâmpada da "eureka" de Arquimedes acendesse em meu cérebro de que não há nada mais útil, esclarecedor, educador e elucidativo do que a maturidade.

Não adianta jovem, você ai, na casa dos 15 que acha que sabe muita coisa...quando fizer 20 você me conta o que você sabia aos 15...pra quem tem 20 a mesma coisa e assim sucessivamente. Eu estou agora na casa dos 30 olho pra trás e balanço a cabeça de um lado pra outro, solto um "tsc" no canto da boca e reconheço pra todo mundo que interessar: "como eu era bobo aos vinte...achava que sabia muita coisa...achava que tinha o controle da minha vida e sabia o que estava fazendo, o queria e o que seria de mim. Enchia o peito e todo vaidoso dizia pra mim mesmo: 'está tudo sob controle, porque eu tenho a cabeça no lugar e tenho a vida toda pela frente'. 'Xá comigo, eu garanto!"

Outra verdade é dizer que graças ao bom Deus fiz escolhas certas na vida. Pela misericórdia de Deus, escolhi trajetórias que me favoreceram profissionalmente, sentimentalmente e vivo uma vida abençoada porque Deus aprouve assim.

Mas hoje tenho certeza de que o mundo não é absolutamente 10% do que achei que fosse lá atrás, na minha infância, na minha tenra juventude. Ixi! Se fosse uma prova de adivinhação erraria quase todas as questões sobre as áreas da minha vida.

A maturidade é especial porque ela é forjada não só pelas teorias, não pelos livros, não pelos conselhos, não pelo o que pensamos sobre o futuro. Ela é constituída genuinamente por nossas experiências.

Não adianta alguém te dizer: "não faça isso que não vai dar certo." Se você botar na cabeça; "eu vou fazer porque eu sei que vai dar certo". Ai existem dois finais possíveis para esta história: "dar certo e você tripudiar sobre quem disse que não daria, ou dar errado e você ter que reconhecer que foi avisado de que realmente não daria." - Só que daí pra frente você nunca mais terá uma opinião embasada no que o outro te disse, mas terá uma opinião construída por sua própria experiência. Isso chama-se maturidade.

E quanto mais vivemos, ganhamos mais tempo para testarmos coisas novas em nossa vida. Escolhas novas, oportunidades diferentes, testarmos isso ou aquilo outro pra nossa vida...quanto mais vividos e experimentados mais adquirimos maturidade.

Quando adquirimos cada vez mais maturidade, ela se manifesta automaticamente em nós através de uma característica muito interessante: ela começa a "blindar" nossas novas decisões. Refrear o empulso. Controlar o ímpeto. Apresentar todas as variáveis e consequências possíveis para a decisão que queremos tomar. Ela começa a comparar a idéia com as experiências anteriores para enfim tomarmos uma decisão: "devemos ou não fazer tal coisa".
Lá no início, parafraseei, comparando a maturidade à "mãe dos burros". Na verdade, a maturidade age mesmo como uma mãe. Ela quer nos proteger de decepções, falhas e desastres.

Tem um cara que quando chegarmos lá no céu, quero arrastar uma cadeira, abraçá-lo bem forte e gastar um bom tempo sentado papeando com ele. Chama-se Saulo de Tarso, mais conhecido como Apóstolo Paulo. Este homem é pra mim um exemplo escomunal de sabedoria e de maturidade. Seus registros bíblicos apresentam um homem completamente equilibrado, centrado, obstinado, que sabia exatamente o que queria pra sua vida. PASMEM, e o que ele queria não tinha nada a ver com bens materiais, ou glórias terrenas. Ele cresceu tanto em maturidade que compreendeu que se foi chamado e escolheu ser cristão, seguir a Cristo, em nada mais valia a pena investir senão no Reino de Deus. Glórias ao Pai por isso! Óh Glória!

Na sua primeira carta aos Corintios Paulo escreve:

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino." - 1 Coríntios 13:11


Ele diz isso talvez num momento como o meu, de reflexão e de revalação por parte do Espirito Santo de Deus sobre a relevância suprema do amor. A maturidade, sua experiência com Deus, promoveu este momento.


Na carta aos Hebreus, que provavelmente Paulo escreveu na linguagem de hoje ele diz:

"Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal."  - Hebreus 5:13-14


Paulo diz isso numa explanação que fazia aos Hebreus sobre o Supremo Sacerdócio de Jesus Cristo, e cita pouco antes que a esta altura da conversão daqueles irmãos eles já deveriam ter consciência disso, mas lhes faltava maturidade, crescimento espiritual pra compreender estas questões.

O fato é que não há como recomendar pra alguém:"seja maduro menino!", porque maturidade não se impõe, ela se adquire como fruto das experiências que vivemos, no tempo determinado, nas decisões que escolhemos pra nossa vida, onde escolhemos ficar, estar, morar, viver...com a pessoa que escolhemos para compartilhar nossas coisas, medos e anseios, os rumos que adentramos quer por escolhas próprias, quer por circunstâncias que nos cercam.

O que dá pra dizer é, busque utilizar sua maturidade adquirida em cada tempo da sua vida. Não tome atitudes inconsequentes. Aprenda com a vida, ouça atentamente o conselho dos mais velhos, porque querendo ou não, lhe fornecem parâmetros sobre o que estamos pensando. Pondere sempre...e, a essa altura da sua vida cristã, seja novo convertido ou crente de trinta anos de igreja, saiba que a maturidade maior é reconhecer que dessa vida não levamos nada, a não ser nossa salvação.

Fiquem na paz!

Por Bruno Ramos

2 comentários:

  1. "Ela quer nos proteger de decepções, falhas e desastres".
    Sabe Bruno....foi muito bom abrir seu cantinho hoje...seu post está maravilhoso.Grande APRENDIZADO. Eu!, nos meus 47 anos(eu sei que não parece...kkkkkkk)estou AMADURECENDO um pouquinho agora.Tem dias e situações, que penso: MEU DEUS! EU FIZ ISSO?! PIOR QUE ADOLESCENTE...É UM HORROR.kkkkkkkk....são tantas ações e reações infantis...que só DEUS na causa. Mas...aprendemos sempre com os erros e escolhas erradas.VAMOS QUE VAMOS!!!
    Vou colocar seu blog no meu perfil do face...vc escreve muito bem....pessoas precisam ler isso.
    Um grande abraço e fica com DEUS...sempre!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito agradecido com os elogios. Que toda honra e glória sejam dadas a Deus. A maturidade tem realmente um componente revelador pra nossas vidas né verdade?! Abraço na paz!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062