Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sábado, 19 de maio de 2012

O Hino 7



Uma das grandes lembranças que tenho da minha infância na igreja batista tradicional são dos momentos do culto em que cantávamos os hinos do cantor cristão. Ainda posso me lembrar, como se tivesse acontecido ontem, do regente da igreja de posse da ordem do culto dando o comando:

 - "Amados irmãos, vamos cantar o hino de nº 579 do cantor cristão".

No silêncio reverente quase profundo do salão, algumas vezes preenchido por um zunido de ventilador, de repente, se ouvia a algazarra procedente das folhas finas sendo folheadas rapidamente a fim de encontrar o tal hino enunciado. Eu lá de baixo, do alto dos meus, sei lá, um metro e vinte de altura, meneava a cabeça e via os anciãos da igreja, pendurando os óculos de ler apoiando no nariz, as vezes molhando o dedo no cuspe da lingua pra soltar as velhas folhas agarradas umas nas outras nos livros provavelmente impressos em 1960, 1970...isso lá pelos meados dos anos 80. Logo depois todos em harmonia começavam a cantar, sempre respeitando o compasso e o andamento ministrado pelo regente. Inclusive eu, que já tinha meu próprio cantor cristão acoplado a minha própria Bíblia, impressa pela Juerp.

Sei que isto acontece ainda hoje em muitas igrejas tradicionais. Mas hoje, existem muitos outros corinhos, hinos, música gospel, que fazem parte de um repertório bem menos erudito, e por mais tradicional que seja a igreja, nunca mais teremos o cantor cristão como a principal fonte de inspiração musical de nossos cultos (salvo as excessões, sempre temos as excessões!).

Os hinos do CC sempre me instigaram a descobrir palavras novas. Eu era curioso, e sempre que possível, quando desistia de brincar na rua por causa da chuva ou do ânimo, gastava algum tempo pesquisando o dicionário, descobrindo os significados das palavras, muitas delas que eu encontrava nos hinos. Refrão, estribilho, antífona, chagas, resoluto, remidos, submergir, nau tragar, encapelado...essas palavras que me lembro assim de bate-e-pronto, são palavras que certamente as pronunciei pela primeira vez cantando os hinos do CC.

Interessante dizer é que nos hinos não só as palavras, mas a composição da mensagem me dava um nó na cuca. Na grande maioria deles, a formação do texto, escrito em linguagem culta, me deixava encafifado, e por isso, não foram uma ou duas vezes que perguntei aos meus pais o significado do que estávamos cantando.

Mas de todos os hinos que eu gostava - e eram muitos - um deles eu tinha um carinho especial: o hino 7. Maravilhas Divinas. Se você não conhece ai está a letra:

Maravilhas Divinas

Cantor Cristão

Ao Deus de amor e de imensa bondade,
Com voz de júbilo, vinde aclamai!
Com coração transbordante de graças,
Seu grande amor, todos, vinde louvai.


Já nossos pais nos contaram a glória
De Deus falando com muito prazer
Que nas tristezas, nos grandes perigos
Ele os salvou por Seu grande poder.




Refrão

No céu na terra, que maravilhas
Vai operando o poder do Senhor!
Mas Seu amor aos homens perdidos
Das maravilhas é sempre a maior.




Hoje também nos bem alto cantamos
Que as orações Ele nos atendeu
Seu forte braço, que é tão compassivo,
Em nosso auxílio Ele sempre estendeu.


Como até hoje daqui para sempre
Ele será nosso eterno poder,
Nosso castelo bem forte e seguro,
E nossa fonte de excelso prazer.

Não sei exatamente se o que me agrada neste hino é sua linha melódica, seu andamento; acho que talvez foi o fato de na infância ter compreendido a mensagem deste hino logo de cara. E creiam, esta mensagem mexe comigo até os dias de hoje.

"Mas seu amor aos homens perdidos, das maravilhas é sempre a maior."

É verdade. Quando estamos com problemas, passando por necessidades financeiras, sentindo uma dor de uma perda, aflito por uma doença, zangado por uma traição de alguém, nós esquecemos a essência do evangelho. Nós todos pecados, e destituídos estamos da glória de Deus. E ainda sim, com sua maravilhosa compaixão e misericórdia, Deus nos resgatou através de Jesus Cristo, nós, que estávamos perdidos. E esta, sem dúvida, é a maior de todas as maravilhas.



"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3:16





Um comentário:

  1. Bruno! seu blog é muito chique...dizem que o meu....é brega....kkkkkkkkk.
    Mas, gosto dele, é a minha cara....todo colorido.
    Amei! e, lembrar-me dessa época, foi maravilhoso.Lembrei do meu pai tocando o acordeom(teclado)e minha mãe e tios, cantando no coral.Bom demais lembrar....muitas saudades.Realmente, o cantor cristão virou relíquia, peça de museu.Hoje, os gospe....ou cospe(rsrsrs)tomaram conta.Uns, ainda dão para se ouvir outros,nem letra...nem espiritualidade.
    Mas....vamos que vamos! o CÉU....é nossa meta.
    DEUS EM NÓS...ESPERANÇA DA GLÓRIA.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062