Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A questão dos paradigmas

Pessoal, antes de mais nada, quero agradecer ao jornalista da Rede Gazeta do Estado do Espirito Santo, Carlos Tourinho, por ter permitido a reprodução do seu texto aqui, que li em A Gazeta e achei interessantíssimo. Fala sobre paradigmas, mudanças, transformações. Nem sempre, o que nos garantiu o sucesso de outrora é o sucesso do amanhã. Uma ótima reflexão de valores humanos, não somente cristãos, pra você que é empreendedor ou simplesmente gosta de aprender sobre questãos "paradigmáticas" da vida! Boa leitura.

A questão dos paradigmas


*por Carlos Tourinho



Dia destes apresentei aos meus alunos da Ufes o filme “A questão dos paradigmas”. É um vídeo feito nos anos 80, com técnicas de gravação e edição já superadas,  o que  gerou até alguma graça entre os estudantes – nativos digitais –,  mas cujo conteúdo chamou a atenção.  Tanto assim que “segurou” vinte e dois alunos numa sala de aula compartilhada com mosquitos até às dez da noite. E quem dá aulas sabe, isso não é tarefa fácil. Mérito para uma mensagem que fala daquilo que informalmente costumamos chamar de “pensar fora do quadrado”.  Há algo mais atual e desafiador para jovens e criativos estudantes?

Numa das passagens deste vídeo, o apresentador diz que o sucesso do passado não garante nada diante da mudança de paradigmas. E cita como exemplo o caso da indústria relojoeira da Suíça. Em 1968, com uma indústria que fazia sucesso há 100 anos, a Suíça tinha 65% do mercado mundial e mais de 80% das receitas desta atividade no planeta. Dominava amplamente o mercado relojoeiro. No final da década seguinte a fatia do mercado tinha caído para 10% e nos três anos seguintes foram demitidos 50 mil dos 65 mil relojoeiros do país. A Suíça perdia o mercado para o Japão que, em 1968, não tinha qualquer participação nesta indústria. O que aconteceu para uma derrota tão rápida da Suíça e um crescimento tão vertiginoso da indústria japonesa? A mudança de paradigma é a explicação.

Um paradigma é o modelo dominante em certo período de tempo e  em determinado mercado. Pode ser organizacional, tecnológico, sociológico etc. Ou seja: é o modelo adotado para se executar determinada atividade. E muitas vezes acaba sendo um limitador para muitas mentes. É a tal história de se pensar apenas “dentro” do quadrado. O risco de não se ousar. De ficar sentado em cima do sucesso. Quando um paradigma é quebrado, ocorre uma mudança do padrão então vigente. E as mudanças nestes  padrões acabam por inaugurar uma nova era tecnoeconômica.

Voltando à história dos relógios suíços.

O  vídeo fala de uma descoberta que mudou a história. Cientistas identificaram as propriedades do quartzo na geração de impulsos elétricos. E  que esta capacidade poderia ser aplicada à produção de  relógios mais precisos e baratos, já que o quartzo é o segundo mineral mais abundante no mundo. Os relógios a quartzo substiuíram os então mecânicos relógios suíços. Enquanto estes se desajustam em 1 décimo de segundo por dia, os de quartzo não erram mais que 1 milésimo. O curioso desta história: a tecnologia foi descoberta por um suíço, mas não foi levada a sério pelos fabricantes do país. Afinal, o que os pesquisadores estavam apresentando à indústria era um relógio sem mola mestra e sem engrenagens. “Nunca poderia ser o futuro desta indústria”, provoca o apresentador do vídeo. A ideia nem foi patenteada pela indústria suíça. O relógio não chegou a ser comercializado, mas foi exibido pelos pesquisadores num congresso internacional de relojoaria. Daí despertou o interesse das então incipientes indústrias de relógio americana, a Texas Instruments, e da japonesa, a Seiko. O resto da história já se sabe.


 Mas porque os suiços não perceberam que estava nascendo um novo paradigma para esta indústria? Porque estavam ofuscados pelo sucesso do velho paradigma, cravou o apresentador, diante do silêncio de meus 22 alunos. Há lições para se tirar disso?
















Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062