Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alguém para confiar



Se existe alguém nessa vida que todo homem tem a obrigação de confiar essa pessoa é o seu barbeiro. O barbeiro é um cara altamente de confiança, só pode ser. Tem que ser. Por isso que é difícil a gente ver por ai um homem que toda hora fica trocando de barbeiro. Não dá.

Imagine você, um homem barbudo passando na rua, olhando uma placa e pensando consigo mesmo: "pôxa, estou barbudo...vou aproveitar que estou passando em frente a esse barbeiro desconhecido aqui e vou fazer minha barba agora mesmo."

Ao entrar no estabelecimento, se senta na macabra cadeira do barbeiro e inicia uma conversa, enquanto o profissional começa com aquela inquietante mania de ficar cortando o ar com a tesoura vizinhando sua orelha:

- Prazer meu nome é Zé. É nova sua barbearia?
- É sim. Tem uns nove meses que eu abri. Desde que eu me mudei pra cá. - Responde o barbeiro.
- A é? Morava onde antes?
- Eu sou do interior de Minas...me mudei pra cá pra me tratar de uns problemas de saúde ai...
- Pôxa, que coisa!...e é grave?
Enquanto corta a barba com a navalha no pescoço do cliente o barbeiro estranho responde:

- Não, não é não...só se eu esquecer de tomar uns remédios... ai tenho uns ataques de esquisofrenia, me dá umas crises de raiva...mas é só quando fico nervoso e esqueço dos remédios....ai óh! Foi até bom falar nisso, ainda não tomei meu remédio de hoje...

****

Se pararmos pra pensar, analisarmos friamente, vamos perceber que a coisa mais difícil do mundo é confiar em alguém.

Pra quem ai já passou dos vinte, trinta, se puxar na memória agora em poucos instantes, vai se lembrar de pessoas que em determinadas situações fora depositada a máxima confiança possível e no final, houve traição. Por palavras, por atitudes, por falta de atitudes. Mas, se esperava algo de alguém que não aconteceu. 

Ai, vem as decepções.

Nossos casamentos de hoje em dia, de crentes e não crentes, por exemplo, estão acabando (ou mal começando) por quebra de confiança. Principalmente as mulheres, quando saem de uma situação de quebra de confiança, ficam profundamente afetadas. Algumas passam anos sem se erguer novamente, desconfiando de tudo e de todos, acreditando que todo homem é igual, com a auto-estima abalada e a felicidade retirada, assim, como num estalar de dedos, por uma quebra de confiança.

A quebra de confiança pode, literalmente, acabar com a vida de uma pessoa. Pode trucidá-la emocionalmente e moralmente. Pode mudar os rumos de uma bela história de um ser humano.

Acho que todo homem é como uma ponte suspensa. Essas de tábuas bem fininhas amarradas com cordas velinhas, que ficam por sobre precipícios com um rio lá em baixo infestado de jacarés, típico de filmes de Indiana Jones.

Feito para os amigos e chegados passarem. Tudo vai bem na passagem, até o amigo pisar justamente na ripa fraca e podre. Acontece a queda, justamente o momento da quebra de confiança.

Não foi a toa, nem por capricho, que Deus através do seu profeta Jeremias disse:

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” - Jeremias 17:5



O homem, nós todos, somos a tal ponte onde nossos amigos passam, pessoas que confiam na gente. Se derem sorte, talvez, e digo apenas talvez, não pisarão na maldita "ripinha" quebrada, esperando um pisão para derrumar alguém.

Nossa capacidade de sofrermos infidelidade por parte de alguém está para a capacidade de cometermos infidelidade para com os outros. As vezes objetivamente e concientemente, outras vezes por uma série de eventos interligados que indiretamente culminam na quebra de confiança para com uma pessoa ou um grupo.


****

Nem tudo está perdido. Se a traição é a doença que fica ali, encubada a todo tempo, esperando a hora certa de se manifestar, existe um antídoto, e só um, capaz de anular o efeito da traição, da quebra de confiança.

Jesus foi o grande e maior distribuidor desse antídoto. A todo o tempo distribuiu, ensinou aos homens como não quebrar a confiança de alguém. Esse antídoto em grego chama-se "ἀγάπη". Desculpe-me, se você não entende grego, acho que em hebraico fica mais fácil: "אהבה".

Tudo bem, sem mais rodeios, o antídoto contra o mal da traição chama-se em bom português: "amor", sei que você já entendeu desde o grego.

Agora eu sei o porquê de Jesus Cristo ter passado tanto tempo, tantos sermões pregando: "ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"...

Quando existe o amor, quando se ama, não se quebra confiança...o amor é um antídoto cujo os ingredientes são: respeito, carinho, vontade de querer bem, confiança, altruísmo, dedicação, e...o ingrediente x...esse ai é o segredo final que só Deus conhece, mas o que dá "liga" e faz tudo funcionar. O ingrediente x do amor, vem de Deus e essa é a parte divina da coisa toda.

Jesus passou sua vida inteira vivendo e pregando o amor, e, como se num teste final, sua última prova ali na cruz do calvário foi de amor.

Na cruz, sofrendo nossas dores, traído, por Judas e pelo povo a quem curou e liberou palavra de vida, tinha todos os motivos para blasfemar, para amaldiçoar o povo, para provar quem era Deus pra aquela gente. Mas qual foi sua atitude? "Pai, perdoa-os por que não sabem o que fazem."

Só o amor rompe a quebra de confiança.

Que possamos hoje e sempre amar nossos irmãos, nossas familias, nossos inimigos, nossos amigos e nossos barbeiros.


PS: Nossa confiança maior é em Jesus! Mas isso é um tema pra outra história!




2 comentários:

  1. Sabe amiguinho....Ando triste com o mundo. As pessoas estão perdendo os valores de AMOR...RESPEITO...CONFIANÇA...FIDELIDADE e também de FÉ.Onde colocaram o AMOR? o que fizeram DELE?
    O FICAR...tomou conta da área...não precisamos mais AMAR para termos alguém do lado, para recebermos carinho...beijos...É SÓ UMA NOITE E...NADA MAIS.
    TUDO DESCARTÁVEL...SEM COMPROMISSO.
    As amizades?! são passageiras...interesseiras...poucos AMIGOS do CORAÇÃO.
    "AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO"...Vamos conseguir?!

    Nos ensina SENHOR...

    ResponderExcluir
  2. a palavra de Deus diz que no final dos tempos "por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriaria"

    só o amor é capaz de nos dar a proteção contra as decepções contra as pessoas....

    por mais difícil que seja amar os outros ainda conseguimos amar, por que o amor é dom de Deus....e se não fosse isso já estaríamos perdidos!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062