Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Chael Sonnen x Anderson Silva: Quem ganha essa parada?


O Casa & Música não é um blog esportivo. Disso vocês podem ter certeza.

No entanto, diante da avalanche colossal de exposição que está acontecendo em todas as mídias referente a este imponente evento, a luta no UFC 148 entre Anderson Silva x Chael Sonnen, nesta que está sendo chamada "a luta do século", resolvi compartilhar um pouco o que penso sobre combates. Embora já tenha praticado karatê e feito algumas aulas de jiu-jitsu, não vou tratar aqui da parte técnica da arte marcial, pois não tenho embasamento pra isso além do achismo.

Mas o combate, o enfrentamento, a luta...isso sim, é minha praia. Aliás, de muitos de vocês não é verdade? A gente está "lutando" todos os dias em muitas áreas da nossa vida.

Quem nunca matou um leão por dia? Quem nunca rompeu mais uma semana sob a tutela da superação? Quem não alcançou uma vitória um dia ou experimentou um dissabor de um mal resultado num embate da vida? Combate é combate, luta é luta. A maioria de nós sabe o que é isso.

Há quem diga de que não concorda com lutas. Alguns grupos cristãos mais conservadores acham selvageria, violência, truculência...acham que isso não é papo de cristão. Eu, humildemente (como diz meu amigo Betinho), discordo. O próprio Jesus diz: "tende bom ânimo pois eu venci o mundo". O destemido apóstolo Paulo disse: "Combati o bom combate".

Jesus, Paulo, não estavam "metaforizando" nada! Era luta sim, enfrentamento! Guerra! O Reino de Deus é tomado à força, e pela violência se apoderam dele" (Mt.11:11-12)...

Hermeneutica sagrada a parte, quer queiramos ou não, entramos dentro de um ringue a cada madruga que vai embora. A luta se inicia a todo o instante matinal em que saimos do conforto do nosso lar em busca de ganhar o pão de cada dia. Uns pelo alimento, outros para cuidar da saúde, outros por motivos cristãos, ainda outros por conquistar coisas novas.

Voltando a escrever sobre a "luta do século", acredito que o Anderson Silva tem tudo para vencer. Todos os fatores estão a seu favor. Ele tem números que o qualificam para ser o vencedor da luta, já venceu este  oponente uma vez, se comportou de maneira mais honrada na longa "batalha psicológica" que antecede o confronto e parece, para um leigo como eu, estar mais focado naquilo que precisa fazer. Mas luta é luta. Se o curriculo ganhasse luta, não haveria motivo para o combate, bastaria comparar o cartel que estaria tudo resolvido. Sonnen tem chances muito reais de conquistar uma vitória. Primeiro, porque quer muito isso. Segundo, porque deve ter aprendido com os erros que cometeu na primeira briga.

Dito isto, quero aqui elencar alguns princípios que podem fazer toda a diferença na conquista de uma vitória. Lembrando que vitória é vitória, no esporte, na guerra e em todas as áreas da vida da gente:

Preparo adequado

Em Mateus 14 Jesus falando sobre o custo de ser um discipulo diz:

"Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz."


Pra lutar qualquer combate, em qualquer área de nossas vidas, devemos estar preparados. Preparo significa estudo, exercício, treino, apresentar-se em condições ideais para o enfrentamento. Ninguém entra numa luta pra perder. Ninguém gosta de perder. E pra garantir as condições de vitória, deve-se estar preparado. Conhecer o oponente. Saber seus pontos fortes e fracos. Quem não se prepara na vida, perde a vida. Quem não leva a sério seus compromissos de "combate" corre sérios riscos de perder.


Cuidar para não gastar energias desnecessárias


Não adianta se preparar e na hora, no momento certo, botar tudo a perder. Tem gente que é mestre em fazer isso. Fala, fala, fala e esquece que o que vale mesmo é o "vão ver". Desperdiça tempo que deveria se preparar investindo em outra coisa. Isso é sério, não dá pra ficar testando coisas, fugindo do foco. Tem que pegar e fazer. Ser objetivo, fugir dos rodeios. Protelar a solução das coisas só cria mais problemas.


Saber escolher táticas

Teoria é teoria. Prática é prática. Essas duas frases por si só já dão um baita de um estudo de caso. Mas de nada adianta se preparar, conhecer as ferramentas e não adquirir a perpicácia de usá-las no momento adequado. Por exemplo: você sabe bater muito bem, mas se levar um soquinho, desmaia no chão. Do que adianta ter um bom ataque sem uma boa guarda? 
Na vida pecamos por isso também. Nos nossos problemas. Nas nossas causas. Temos um conhecimento Phd em determinado assunto, mas fracassamos porque queremos usá-lo de forma equivocada. Nem os problemas são resolvidos, nem vitórias são conquistadas. 

Buscar a solução

Se você não entende nada de luta, pelo menos por curiosidade, deveria aprender um pouquinho. São grandes ensinamentos. A começar pela disciplina. O lutador tem que se auto-disciplinar o tempo todo. No caso do MMA ele adquire conhecimentos em múltiplas artes marciais. Ou seja: o cara sabe lutar deitado, em pé, com chute, com agarramento, com enforcamento, estrangulamento...são muitas. Conhecendo os recursos para enfrentar a luta, obviamente você saberá o melhor recurso para determinadas ocasiões. Não posso deixar de ilustrar esse tópico com o transcorrer da primeira luta entre os dois, Anderson Silva x Sonnen. O americano bateu durante boa parte da luta no brasileiro. Tudo transcorria para sua vitória frente ao campeão. No entanto, no momento oportuno, Anderson meteu-lhe um golpe de jiu-jitsu e finalizou seu adversário. Ganhou uma luta que parecia perdida.
O importante é ganhar. Vencer no final. Mas só conseguimos tirar a carta da manga quando conhecemos nosso melhor.

*************

Naturalmente, só falei até agora sobre o aspecto humano da coisa. Aquilo que cabe a nós fazermos. Nossas iniciativas. Sabemos que quando colocamos Deus a frente de nossas batalhas Ele guerreia por nós, assim como fez a Israel, assim como nos faz até os dias de hoje.

"Não os temais, porque o SENHOR vosso Deus é o que peleja por vós."
Deuteronômio 3:22


Mas que possamos, sempre, a todo o tempo, entendermos que se queremos uma vitória, devemos LUTAR POR ELA!

Quanto aos lutadores, boa sorte pra eles, que vença o melhor, obviamente, torcendo para nosso representante brasileiro!


Por Bruno Ramos

Um comentário:

  1. Anderson Silva é a prova que para ser abençoado não precisa ser cristão. Ele professa a fé messiânica (que não acredita na bíblia) e é um ser do bem. Bom pai de família, educado e de bons costume. Abra a cabeça para refletir sobre isso.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062