Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

terça-feira, 31 de julho de 2012

O dia que a casa cai

E ai saudades? Depois de quase uma semana estamos juntos de novo. :) Fiquem na paz!


Tem gente que vive de mentiras. Se envolve em uma teia de falsidade, mentiras e enganos e vai vivendo sua vida como um equilibrista de circo, sustentando a duras penas suas mentiras como pratos giratórios suspensos em hastes.


Fora e dentro da igreja isso acontece.

As pessoas que assim vivem só esquecem de considerar de que mais dia menos dia, a mentira é descoberta e a casa cai. Todo aquele telhado de vidro se espedaça e só irão restar os cacos.

Vamos dar nomes aos bois:

Sabe aquele crente que fica dando glórias a Deus e aleluias na igreja, carinha de bom moço...mas na sua convivência em outras áreas é um tremendo de um endemoniado, e vive a contrariar tudo o que aprende na igreja...um belo dia, um lider na igreja o encontra na rua com a boca na botija. A casa cai.

O sujeito entra num relacionamento extra-conjugal, numa traição a sua mulher...inventa desculpas a esposa para justificar sua ida ao motel com "a outra", arranja justificativas para fazer viagens com a amante...um belo dia sua esposa descobre recados intimos em seu celular. A casa cai.

A secretária da empresa começa a desviar dinheiro do caixa da firma para logicamente seu próprio benefício. Um belo dia, seu patrão "arma" um flagrante e descobre a façanha maléfica de sua funcionária. A casa cai.

O político que diz combater a criminalidade, mas é um ator atuante no mundo da corrupção. Pobre alma...um belo dia, seu nome está estampado nos jornais, sua reputação é manchada e muitas vezes sofrem condenações ferrenhas. A casa cai.

Esses casos todos relatados assim, de forma diminuta, reduzidos a um parágrafo, acabam por não expressar a gravidade de seus efeitos. Vidas, famílias, comunidades, são LITERALMENTE destruidos por atos pecaminosos, maldosos e errôneos.

A começar pelas pessoas envolvidas. A terminar pela pessoa que pratica tais atos e muitos outros que variam destes exemplos. Existem consequências.

******

Levar uma vida dupla ou assumir comportamentos dúbios, encobertos, é uma prática que acarreta apenas prejuízos para quem a pratica. Na verdade, inicialmente dá uma sensação de "êxito".

A primeira fase é do medo de assumir certos riscos, de agir em desacordo com as cartilhas do bom comportamento, da ética, da integridade e, principalmente, da santidade diante de Deus. Cometer o primeiro delito as escondidas, pra quem tem temor a Deus, respeito ao próximo, é o marco da quebra da confiança, com Deus, com o cônjuge, com um familiar, com o amigo, ou quem quer que seja.

Logo depois, vem a acomodação ao erro. Esta é a pior e mais tenebrosa fase. São quando os valores são deturpados, estraçalhados, esmigalhados, dilacerados, vão pro beleléu. Quando se acostuma com a atitude pecaminosa, nós vamos criando argumentos, primeiro, mentalmente, para justificar nossas falhas. Depois, externamente: vamos criando paralelos, nos comparando a quem faz isso, ou faz aquilo e "se dá bem", então construimos um mundo paralelo, geralmente, blindado, murado e protegido, onde o desenrolar de nossas atividades errôneas vão acontecendo, agora, respaldadas pela razão e não só pela emoção ou o ímpeto carnal. Nesta fase, o sujeito praticante das mentiras nada de braçadas em sua impunidade. Colhe os frutos saborosos dos seus atos pecaminosos, sem ser apanhado, sem ser pego. Ai, por um momento vem a sensação de realização e vitória. Tudo na surdina, tudo em baixo da moita. A "não consequência" (aparente, é bom frisar)  é o combustível maior para continuar alimentando a mentira.

Depois desta fase descrita no parágrado anterior, que pode durar um tempo maior ou menor, ai sim vem a fase pesarosa deste processo:  a descoberta, o dia que a casa cai!
Nesta fase a pessoa é confrontada com a verdade frente ao seu erro e o que acontece é um choque de realidade. É quando os valores outrora abandonados a esmo, se apresentam face a face com o indivíduo e lhe cobram a conta, com juros e correção monetária.

E esta conta, envolve outros credores: familiares, conjuges, chefes, colegas de trabalho, amigos, irmãos da igreja. A sensação de vitória dá lugar a certeza da derrota. A vergonha e a humilhação se instalam. Não há coragem de olhar nos olhos das pessoas. A idoneidade foi manchada, a conduta ilibada se transforma em arma de acusação contra o desvio de conduta.

E na esmagadora maioria das vezes as pessoas saem destruidas deste processo. Alguns se suicidam, ou matam os outros. Outros passam a sofrer de problemas psicológicos seríssimos, pertubações espirituais. Levam anos para se recompor.

Bem, o que importa saber é que ninguém passa indiferente as consequências quando a casa cai. É bem verdade que Jesus está sempre a perdoar aquele que peca, que erra, que age em desacordo com sua palavra. Mas o perdão é uma coisa, consequência é outra bem diferente.

Temos alguns exemplos bíblicos sobre consequência do pecado. O adultério do Rei Davi com a esposa de Urias, e seu posterior "assassinato" não declarado de Urias, trouxeram consequências gravíssimas para o seu reinado, como assassinato entre seus filhos, incesto, e outras sortes de consequências desta ordem.

O próprio Adão, foi perdoado de sua transgressão, mas sofreu consequências junto a Eva que perduram até os dias de hoje. E assim sucedeu muitos casos de personagens biblicos: Judas, Geasi, Caim e muitos outros.

Deus o sabe...

Paulo aos Romanos deixa escrito:

"Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.

Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6: 19-23


Jesus diz:

"Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor." Lucas 11:36
E creio que sobre este assunto, não há palavra mais clara e direta quanto esta, que por si só nos dá a sentença sobre estas cousas:

Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:11-13


Amém!


Em Cristo,

Bruno Ramos

2 comentários:

  1. AMIGO...
    Somos Pó e Cinza...Capazes dos maiores ERROS.
    DEUS...tem como bom OLEIRO, tentado nos MOLDAR à sua IMAGEM. E, nem mesmo por ESPELHO...temos chegado a REFLETI-LO.Clélia2012

    Estou em viagem, quando chegar em casa, seguirei você pela rádio.
    Um grande abraço e fica com DEUS.
    As fotos, ficaram lindas.
    Beijos na esposa.
    Clélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha amiga clélia, saudades d vc!! vc é sempre bem vinda e faz falta!!! aguardo seu retorno!!! abração!!!

      Excluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062