Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um prólogo sobre a amizade


Galvão Bueno é um grande defensor da amizade vive declarando: Bem amigos!

Qualquer escritor de renome famoso que se preze já escreveu sobre a amizade. Versinhos, poemas, canções, frases, crônicas, jograis, mensagens, monólogos, teses, prefácios, discursos...

A amizade é um assunto de inspiração inesgotável!

Tão épico quanto o amor, a paixão, a irmandade e a beleza, a amizade está no "top 10" dos assuntos escolhidos pelos poetas para arrolarem suas escritas.

Puxa ai qualquer "pesquisinha" básica sobre textos de amizade no google para encontrar nomes como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Rubem Braga, Pablo Neruda...como músico que sou, não poderia deixar de mencionar a Canção da América, de Milton Nascimento, que por sinal, embalou muitas propagandas, muitos programas de rádio e tv, recitais de escolas, homenagens e todo ajuntamento de gente quando o assunto era amizade. Você com certeza deve se lembra: "amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração..."

São tantas definições, ilustrações, metáforas, comparações, que a gente até se perde com tanta gente parafraseando a amizade:

"A amizade é como um rio que corre, que desce, que passa debaixo da ponte..."

"A amizade é como um buraco negro no espaço sideral, que cabe tudo e muito mais..."

"Nenhuma sintaxe é capaz de construir o valor da amizade...papagaio e periquito..."

Lindo! Não estou aqui achincalhando a poesia alheia, aliás, a poesia tem seu lugar, e dizia a uma amiga poeta dia desses que as vezes escrevemos determinados parágrafos ou versos em nossos textos que nos passam despercebidos, mas para alguém em especial, certas frases, certas mensagens falam diretamente em sua vida. Ou seja, tudo tem o seu valor.

Mas sinceramente, tem horas que dá um cansaço na gente tentar interpretar tanto sobre algo tão trivial quanto a amizade. Mas, todavida, contudo, no entanto...juntando-se a eles, lá vai meu texto sobre a amizade (não riam, leiam o texto! hum ]-*-[ )

A amizade é o resumo básico daquilo que Deus projetou para o ser humano. Deus quis que o homem vivesse em harmonia com tudo e todos. Então, se fosse pra descrever amizade em uma só palavra, diria que é harmonia.

Ser amigo de alguém é estar em harmonia com essa pessoa. "Casar" com suas idéias, seu jeito, seus interesses, e mesmo quando há discordância em relação a isso ou aquilo, compreender perfeitamente o limite e o modo de pensar do outro.

Constituir uma amizade é algo difícil mesmo. Infelizmente era pra ser de outro modo, mas as pessoas pensam diferente, tem dificuldade em abnegar suas motivações particulares...e cá pra nós, amizade precisa mesmo de tempo, de relacionamento, de convivência, de aproximação...então também acho que o ser humano não é capaz de ter muitos amigos. Em outras palavras, é difícil ser amigo de "massas".

Amizade não tem nada a ver com solidariedade, amabilidade, caridade, ou outras "dades" desta natureza. Fazer o bem não é preceito para amizade, é intrinseco ao ser humano, assim como a capacidade de gerar o mal, o homem tem a capacidade de gerar o bem.

Mas a amizade é um "serviço" que se presta e se faz uso o tempo todo. Quando se quer contar um aborrecimento a quem se recorre? Quando se quer desabafar um problema? Quando se quer compartilhar uma felicidade? Contar aquele segredo capcioso?...lá está ele, o dito cujo do amigo! Pra ouvir, aconselhar, tomar partido, admoestar, colaborar, comprar a briga...é assim que funciona.

Portanto, a amizade é um bem que se faz a sí próprio disfarçado de um bem que se faz ao outro. Isso é fácil de se constatar porque não tem como ser amigo de quem lhe faz o mal não é verdade? Como se relacionar com alguém que só lhe prejudica, lhe quer mal, lhe atrapalha? Os mais devotos a amizade, por um tempo, no intuito de preservar um amigo, até suportam a falta de contrapartida amiga do outro, mas com o tempo se larga pra lá, e seguem seu caminho.

Outra coisa que alimenta essa minha teoria é esta: Todo mundo quer ser amigo do rico, do politico, do empresário, do sujeito bem sucedido.

Boas festas, viagens, mordomias, luxo e ostentações sempre acompanham esse tipo de amigo. Ser amigo de um cara que só lhe faz bem é ser amigo de si próprio primeiramente.


******

Por fim, ser amigo implica em certas responsabilidades. É verdade! Já pensou faltar o casamento do seu melhor amigo? Já pensou abandonar um amigo com um pneu furado e dizer: "cara vou pra casa se vira com isso ai, amanhã a gente se vê!" ?
Faz parte do ser amigo se envolver com a questão do outro amigo e vice-versa. Jesus fala uma palavra sobre isso:

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer." (João 15:15)

Chamou pra responsa!

Quando você está no desespero precisando do cara você apela: "cara, não me deixa na mão não, você é meu amigo!" Se o outro o for mesmo, reveste-se da carapaça da amizade e "parte pra dentro" do problema do outro.

E assim, nessa pegada, chego a conclusão de que quem conquista um amigo (só amigo, não tem essa de amigo de verdade porque não existe amigo de mentira) adquire um bem tal qual quem acerta na mega sena acumulada!

E de todas as belíssimas definições literárias registrada, termino com a que eu acho mais completa e que por si só resume toda essa conversa.

“O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17




2 comentários:

  1. Verdade...Amizade é um relacionamento muito sério..e bonito!...eu diria que é uma linda forma de amor!...
    Mas Deus tem que estar nesses corações!
    Alias,quando perguntaram a Jesus qual o maior mandamento,Ele respondeu que era "amarás o senhor teu Deus de todo teu coração",e o segundo "amarás o teu próximo como a ti mesmo"...

    muito bem colocado seu post!
    Suely
    http://sbertoncini.zip.net
    mensagens bíblicas a cada dia

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062