Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tomando decisões




Tem gente que tem muita dificuldade em tomar decisões. Não se culpe se você é um destes. Afinal, tomar certas decisões é algo extremamente dificil mesmo.

Vou dar alguns exemplos:

Caso 1

O sujeito namora com a menina já fazem dois anos. Já sabe que a maior parte das atitudes da parceira o desagrada. Mas reluta em terminar o relacionamento. Se apega em suas partes boas que já são sabidas, não são suficientes para sustentar a relação.

Caso 2

O funcionário trabalha a vários anos, em uma empresa "x" fazendo aquilo que detesta fazer. Por um salário razoável, não toma decisão de procurar outro emprego, mesmo estando profissionamente insatisfeito.

Caso 3

O pai de família paga uma fortuna de aluguel, mas não toma a iniciativa de começar a construir ou comprar uma casa, pois tem medo de não ter condições para terminar.

Caso 4

A mulher sofre com violência doméstica por parte do marido, mas não denuncia por medo de represálias, medo de afetar os filhos.

Tomar decisões é algo complicado não  é mesmo?

Creio que por um aspecto muito plausível: Tomar decisões, implica em modificar o presente em que vivemos no intuito de afetarmos o futuro que ainda não vemos. Sendo assim, somos propensos a compararmos o resultado provável do futuro com as variáveis do que está posto, em relação ao futuro modificado por mudanças de atitude. Então, vamos levando o máximo que se pode com o quadro que conhecemos. Trocando em miúdos: o comodismo, ou, o "não mexer com o que está quieto".

Tomar decisões requer uma utilização de energia muito grande. Primeiro, gasta-se um tempão raciocinando as possibilidades, estudando a situação, chegando a próprias conclusões. Depois de convencindo do melhor caminho a seguir, vem a fase da implantação da tomada de decisão. Essa fase é dolorosa: a exploração do desconhecido. Toma conta a apreensão, o medo de dar errado, o receio de talvez não ter feito a melhor escolha. Nessa hora, muitos gostariam mesmo é de ter uma bola de cristal.

**********

Talvez você que seja ateu, que não crê em Deus, possa ter dificuldade em compreender o que vou escrever a partir de agora. Infelizmente pra muitos "crentes" pode soar deconhecido também.

Mas o salmista Davi fala para os filhos de Deus algo intrigante:

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." Salmos 37:5

Esse método é utilizado por cristãos verdadeiros a todo o tempo, quando o assunto é tomar decisões: entregar seu caminho a Deus. Permitir que Deus norteei sua vida, que direcione os crentes no centro de sua vontade.

No evangelho de Mateus, Jesus Cristo dá uma verdadeira lição sobre o assunto, no tocante a confiar em Deus sua vida, e consequentemente, de suas tomadas de decisões quanto nossa existência aqui na terra:

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? (Mateus 6:25)

Na verdade, confiar em Deus suas decisões é acreditar, piamente, que os rumos de sua vida obedecem ao princípio básico do cumprimento da vontade de Deus pra nossas vidas. Não é aguardar que Jesus apareça no céu montado num cavalo branco, aparecer num sonho, falar com sua voz em alto e bom som, manifestar-se numa sarça ardente...em alguns casos o é. Ele sabe. Mas é confiar nos propósitos e diretrizes que o Pai deixou na sua palavra pra nós; é prestar-se a entender o mover do Espírito Santo em nossa vidas; viver em comunhão uns com os outros, com Deus, e saber que qualquer decisão, momento de vida, circustância de nossas vidas estão assistidas e permitidas por Deus.

É pedir a Deus o melhor, com fé, intrepidez e confiança de que Ele atenderá os desígnos de nosso coração mediante sua vontade e permissão; é aceitar de que Jesus tem o controle de nossas vidas, nos momentos fáceis e difíceis.

Essa segurança meus amigos é a mais segura confiança de que estamos tomando nossas decisões sob a vontade do Pai.

Você já parou pra pensar de que algum momento infeliz que você esteja passando ou passou em sua vida adveio em consequência de uma decisão fora da vontade de Deus tomada por você? É né! Profundo isso se você pensar com calma.

Só pra ilustrar com um exemplo, imagine você, que uma "varoa" casou-se com um cara que a faz infeliz, bate, maltrata e tudo o mais...será que esta varoa reconheceu a vontade de Deus ao escolher e tomar a decisão de casar-se com este moço? Será que esta irmã não detectou este problema antes do casamento mas fingiu que não viu, enganou-se a si mesma de que não havia problema e seguiu em frente com a desastrosa decisão do casamento?

Sei que esta questão é complexa, profunda e minuciosa, não dá pra destrinchar com dois dedinhos de prosa...mas ao menos, reflita um pouco sobre isso, ao invés de lastimar com Deus sobre todos os seus problemas...será? será que você tomou a decisão correta que desencadeou este momento de sua vida?

Eu tenho por experiência própria como atestar isso...as vezes, tomamos decisões por nossa conta e risco, ou seja, sem buscar em Deus a resposta, e por fim, sofrer as consequências...

Mas compreendo que Deus também pode nos levar a caminhos para nos provar, para nos testar, para nos avaliar, assim como fez a Jó, Abraão, e uma pá de gente importante da Bíblia.

O importante é sabermos de que qualquer que seja nossa decisão deve estar alinhavada com aquilo que Deus quer pra nós! E toquemos a vida confiando sobre em Deus!

Fiquem na paz!

Por Bruno Ramos






Um comentário:

  1. Verdade!...quantas vezes ,na ansia de resolver o problema,fui resolvendo sem esperar pela orientação divina..sem orar..sem antes entregar a Deus a solução!...
    Hoje aprendi,depois de algumas "chicotadas"...

    Sempre é bom nos lembrarmos disso!...
    suely Http://sbertoncini.zip.net
    mensagens bíblicas a cada dia

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062