Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

terça-feira, 3 de julho de 2012

Quem quer dinheiro?



Se você digitar no Google a frase "quem quer dinheiro" os primeiros resultados da busca apresentarão a imagem atemporal do ilustríssimo Silvio Santos.

Incrível. Como alguém consegue associar sua imagem a um bordão desses. Quer dizer, nada de incrível propriamente, mas no mínimo exótico, estranho, esquisito...sei lá.

Duvido, que você que viveu os tempos áureos de audiência do "patrão" nunca tenha cogitado a possibilidade de enviar uma cartinha para a "porta da esperança". Não? Fala a verdade...

Quem nunca imaginou nos segredos guardados na mente seu nome aclamado no palco por Lombardi? Qual de nós nunca quis estar no lugar de um expectador(a) no palco com aquela "bufunfa" arretada nas mãos e na hora de fechar com chave de ouro erra tudo, perde a grana! Ai você diz no sofá de sua casa: "Eu sabia essa resposta! Se eu estivesse lá levaria essa grana toda!"

Na verdade Silvio Santos continua lá até hoje, fazendo a alegria das donas de casa e das caravanistas de Vila Nair, Capão Redondo, Grajaú, Heliópolis e outros mais. Mas também é verdade de que o "valor" da "bolsa" diminuiu um pouco. Silvio Santos anda menos generoso, trocando as notinhas de cem sorteadas de montão por notinhas de vinte, dez...tempos difíceis.

Deus é o poder maior que age sobre o homem. Depois de Deus, desconfio seriamente que nada, nem ninguém, transforma tanto o homem quanto o dinheiro.

O dinheiro pra muita gente, talvez a maioria esmagadora de nós, seres humanos, que vive debaixo desse sistema capitalista, funciona tal qual o espinafre para o Popaye, a raiva para o Hulk. Fala em dinheiro com o sujeito, o cara se transforma. Vira um leão. Topa tudo por dinheiro. Faz questão do mísero centavo. Rouba. Passa a perna nos outros. Forja. Simula. Engana. Inventa razões para tentar abonar sua conciência. Se envolve em esquema. Vende sua alma. Corrompe seu costume.

Veja você, que exemplos são milhões para ilustrar essa minha narrativa. Vou dar um. Coloque um funcionário no seu micro negócio, tomando conta do seu caixa. No seu comércio, na sua venda. Instale uma câmera focada no local de trabalho desse indivíduo. Mais dia, menos dia, com raríssimas - repito raríssimas - excessões, você flagará esse seu bondoso funcionário com carinha de anjo, metendo a mão em qualquer dez cruzeiros no caixa do seu  negócio e passando sorrateiramente para o bolso de sua calça, pra dentro do sutiã, pra covinha entre o pé e o calçado, para a cueca, para um esconderijo no armário...que espantoso meu Deus! Sim é espantoso, pois é exatamente isso que acontece.

E no que fico pensando é que o sujeito não fica mais rico com isso (uns ficam sim), mas na maioria das vezes, ele faz isso por um momento, gasta aquela porcaria com qualquer bobagem, mas começa a sentir prazer em se apropriar do dinheiro dos outros e inventa justificativas para se sentir mais confortável com seu ato: "fulano já ganha muito dinheiro já. Isso não vai fazer falta pra ele não", ou então, "meu patrão me paga pouco, eu mereço isso, porque ele não me paga o justo".

Tenho ministrado a alguns alunos de um curso de preparação de mão de obra sobre o tema: Formação Social. Neste curso falo muito sobre ética, moral, cidadania, respeito, direitos e deveres no ambiente de trabalho. E tenho notado  como a sociedade anda meio com os valores distorcidos sobre certo ou errado.

Nunca me esqueço de quando em meu primeiro emprego, um determinado gerente deixou sobre a mesa um punhado de dinheiro. Eram notas de um, cinco, dez reais e várias pratinhas. O objetivo dele era me testar. Testar minha honestidade. Avaliar minha capacidade de corrupção frente ao dinheiro. A princípio não percebi que se tratava de um teste. Mas depois de duas semanas, sabia direitinho da arapuca. Foi quando o avisei: "Fulano, recolha esse dinheiro ai porque você vai acabar perdendo e vai pensar que fui eu."

Mas este meu bom exemplo, e sei que de muitos de vocês, não se aplica a maioria, infelizmente. O dinheiro cega as pessoas. A pessoa fica sempre querendo mais e mais. Não se contenta e acaba praticando coisas imorais para botar um dinheiro a mais no bolso.

Por esse distúrbio na sociedade, quando o assunto "dinheiro" é tratado nas igrejas muitos ficam ressabiados. Desconfiados. Piadinhas como essa abaixo, começam a rolar nas redes sociais, e muitos "crentes" começam a repassar essa mensagem macabra. Outros tantos se tornam ateus. Começam a duvidar da idoneidade das pessoas.





Colocam todos como farinha no mesmo saco. No subconsciente, começam a estabelecer de que a maldade que há no seu coração é a mesma do coração do outro. Todos são corruptos. Todos se rendem ao poder do dinheiro.
 
Obviamente, sem sombra de dúvidas, muitos líderes evangélicos, para nossa desgraça, se corrompem. Deixam-se enganar. Se apropriam da oferta do altar, do voto, do dinheiro entregue a obra do Senhor. Estão errados os que praticam tais coisas. Seriamente errados.
 
Mas a reflexão que quero compartilhar com vocês é esta:
 
Será que os lideres que roubam do altar não o fazem assim como reflexo da sociedade em que vivemos?
 
Será que muitos dos que levantam o dedo para acusar líderes nas igrejas, na sua área de atuação, não estão ao seu modo corrompidos pelo dinheiro? Roubando nas empresas que trabalham? Roubando de Deus e inventando desculpas para abonar suas consciências? Cometendo pequenos delitos em caixas de patrões?
 
Não faço aqui apologia a impunidade. Tampouco estou encorajando lideres corruptos. Estou aqui traçando um paralelo que pode nos fazer refletir um pouco mais sobre nossos comportamentos que as vezes podem ser tão sujos quanto de quem as vezes está nos holofotes, na visibilidade, na evidência.
 
Tem gente que é incapaz de se apropriar de um botão que não seja seu. As vezes me acho até um pouco ingênuo, porque confio demais nas pessoas. Alguém depois me abre os olhos, ou descubro coisas sobre as pessoas que me decepcionam.
 
Não me aborreço com isso. Porque quero crer que isso seja um reflexo sobre o que há em mim, no meu interior, no meu modo de entender as coisas, e de me relacionar com os princípios de Deus.
 
E ao invés de ser um instrumento de acusação que possamos ser instrumentos de salvação. De proclamação do evangelho. Esse mundo ainda tem jeito. Sabe por quê?
 
Porque a IGREJA de Cristo ainda está aqui. Ainda estamos aqui a apregoar o arrependimento, a salvação, a redenção, que só existe através de Cristo Jesus.
 
O dinheiro tem um poder enorme. Mas o poder maior ainda pertence aquele que Vive e Reina para todo sempre sobre todas as coisas, e não existe poder do dinheiro nenhum que seja maior do que o poder transformador da palavra de Deus.
 
 
SE DEUS AINDA ACREDITA NO HOMEM. PORQUE NÃO ACREDITARÍAMOS EM NÓS MESMOS?
 
 
 
 
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.(Jeremias 29:11)


Por Bruno Ramos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062