Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

domingo, 18 de março de 2012

Betinho, o mestre



"Mestre, que acorde executais?"

Alguém lá na igreja um belo dia chamou Betinho de mestre. Nós todos, que vivíamos órfãos de um pronome de tratamento que com fidelidade abarcasse tudo o que Betinho era capaz de representar, rapidamente assimilamos a informação e adotamos o bem aplicado título de "mestre" para fazermos referência ao nosso amigo e irmão.

Betinho pra você que não o conhece, é um músico de profunda virtuosidade. Sei que já usei esta palavra em outros textos, mas ela representa todo o valor e esforço desse cara tão comprometido com a música. O violão e ele se dão muito bem. Parece que nasceram e cresceram juntos e "um para o outro" desde a mais tenra idade.

Quando nosso protagonista percebeu que o troço era sério e todos já sabiam que ele era o mestre, não gostou muito, esquivando-se e utilizando de modéstia para repelir o afago:

- Pessoal. Pára com isso pessoal. O único mestre que nós temos é Jesus.

Foi ai que eu entrei tranquilizando nosso amigo:

- Betinho: Relaxa, fique tranquilo. Você é o mestre, mas Jesus é o Mestre dos mestres.

Com esse meu argumento de defesa, até que Betinho foi se "acomodando" ao seu novo bordão. Logo, toda  vez que falamos "Mestre", ele responde "Mestre é Jesus" ai retrucamos "Não, Jesus é o Mestre dos mestres" então ele abre um sorriso faceiro fechando o papo, rendendo-se a nossa persistência infantil.

 Vocês perceberam logicamente o tom da brincadeira que acometemos nosso irmão, que tão amavelmente entrou na onda com a gente. O cara é um sujeito "na dele", tímido e acanhado mas quando pega o violão pra tocar é realmente  o mestre.

Assim como Betinho, Jesus era um mestre sem diploma. Não tinha formação acadêmica, mas dominava o assunto que manejava com louvor mestral.  Jesus sabia quem ele era, qual sua missão, qual o seu poder e sua origem divina. Mesmo tendo motivos e razões para se impor como Mestre nunca se impôs aos homens como tal. Ele fez de seu mestreio uma prestação de serviço para com aqueles que Ele apregoava as palavras da salvação.


Durante toda a existência humana como nos dias de hoje, existem pessoas que se preocupam em  demonstrar para a sociedade seus títulos, insignes, cargos, posição social e fazem disto um pretexto para se mostrarem importantes. Morro de rir as vezes, sozinho, não por deboche, mas por achar engraçado (ué tenho o direito de achar engraçado ora poxa) quando acontece alguma situação parecida com esta que me ocorreu recentemente: ao chegar no escritório digo para a recepcionista: "Vim falar com o Sr. Fulano." A moça me responde "Vou avisar o doutor Fulano que você está aqui." - Só o que eu sei é que o senhor Fulano em questão não é médico e nunca fez doutorado. É um empresário...e nem dos tão, tão importantes assim.

Como selecionador de funcionários em algumas empresas em que trabalhei já peguei muitos currículos que se for pagar o cara por tudo o que tem ali descrito em suas funções, vinte mil por mês não dá. Detalhe: e o sujeito ainda está desempregado!

Se na vida social a coisa é esquisita, no nosso meio 'eclesiástico' a coisa se complica. Pessoas que querem usar suas funções e ministério como pretexto para se impor socialmente sobre as pessoas.

Parênteses para esclarecer uma coisa: liderança é algo de Deus e a submissão a elas também. A quem muito é dado muito é cobrado. Lideranças, todas elas, são constituídas por Deus, as boas e as más. Leia Romanos 13:1-7, Tito 3:1, 1 Pedro 2:13. Outra hora falarei especificamente sobre este assunto. Por ora saiba que não estou aqui fazendo apologias a insubmissão e rebeldia. Cada um examine as escrituras e o Espirito Santo que habita em vós revele sobre a liderança que está sobre você.

O que me refiro quanto a vaidade e 'abuso de autoridade' dentro das igrejas nada mais é do que aquilo que Jesus mesmo condenou em várias passagens bíblicas: sobre a exposição gratuita das orações em público para aparecer feitas pelos fariseus, a visitação frequente a casas de viúvas para 'filar a bóia', o uso da lei para impetrar condenações ao invés de oferecimento de perdão e muitas outras práticas abomináveis por parte de quem se acha importante demais para a sociedade. Não vou tratar agora destes casos específicos. Leia Mateus 6:5, Lucas 16:14, Marcos 12:38-40.

Enfim, se almejamos algum título, que sejamos mensageiros de Jesus, discípulos de Cristo, homens honrosos, obreiros aprovados sem ocasião para nos envergonhar. Se almejamos reconhecimento, que sejamos conhecidos por sermos puros, retos, menores, prestativos, humildes, bondosos e solícitos. Por que dessa terra, não levamos nada. Do pó viemos, ao pó retornaremos.

"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." Lucas 14:11


E pra você que ainda tem dúvida sobre se o Betinho é realmente um mestre violonista em breve posto um vídeo dele tocando aqui pra gente, neste mesmo post!


Fiquem na paz.


Por Bruno Ramos



2 comentários:

  1. Betinho,

    Se chegares a posição de mestre dos mestres um dia, não se preocupe; Jesus será o mestre dos mestres dos mestres.

    Show de post, Bruno!

    ResponderExcluir
  2. blz grande saulo! falaste a verdade ai! Tá em produção aki "Os Porto" aguarde. e me mande por email uma foto da galera completa q vc tiver ai: vc, wander, rafa, dilter, théo.

    abraço

    bruno

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062