Não existe recompensa maior para um artista de qualquer arte do que o seu reconhecimento público. Reconhecimento público em grande escala chama-se: fama. A fama é uma ferramenta importante para os desdobramentos que se seguem:
- com a fartura de trabalho, convites para apresentações daqui e dali, a agenda fica sempre lotada e convites cumulativos para a mesma data, a fama inflaciona a cobrança do 'faz-me rir'. Natural, leva mais, quem paga mais correto? Afinal, o cara é uma estrela, um ícone, uma celebridade...
- com a gaita fácil as exigências e imposições para as apresentações também começam a ficar mais severas: só canta se o palco tiver equipamento tal, só apresenta a peça de teatro se o camarim tiver rosas vermelhas...
- a perversidade muda os conceitos e com a facilidade de se encontrar sexo, drogas e todo o tipo de prazeres da vida muitos acabam por adentrar por estas práticas.
Felizmente, estou pintando do segundo tópico pra frente o pior quadro. Sei que não existe generalização. O fato é que a fama interfere muito mais negativamente do que positivamente para a maior parte das pessoas que são alcançados por ela.
No meio 'gospel' por exemplo, os relatos são de que a fama quando chega traz consigo um desastre. Não só por questões extremas como desvio de conduta, separação conjugal, afundamento em pecados principalmente relacionados a prostituição ou ganância voraz por dinheiro.
É pelo agravante da quebra de compromisso que acontece quanto ao ministério de evangelizar ou pregar. Pastores, cantores, missionários, estão sendo 'picados' pelo mosquito da fama e estão perdendo a essência. Afastando-se da máxima de João 'é necessário que Ele cresça e eu diminua' de João 3:30 ou da máxima de Paulo 'Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.' Gálatas 2:20
Que possamos irmãos, orar pelos lideres religiosos, nossos pastores, nossos cantores evangélicos, para que o Senhor conserve neles a simplicidade e a entrega total ao ministério que o próprio Deus lhes confiou.
Amém.