Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

sábado, 24 de março de 2012

Construindo Muros



Gostaria muito que cada um de vocês conhecessem um pouco a história da igreja na qual sirvo ao Senhor. Acredito que cada um dos membros da Batista Renovada de Cachoeiro de Itapemirimn se orgulha muito de congregar lá.

Eu tenho meu ponto de vista particular, e daqui de onde vejo, só consigo vislumbrar um bocado de bençãos derramadas sobre nossas vidas nos dezoito anos de idade da igreja e nos dezoito anos que estou vinculado a este ministério.

A igreja começou através do chamado do Pastor Marcos Antônio Mansur lá no já longínquo ano de 1994 e contava com alguns irmãos de linha de frente nesta fase inicial. Uns já não estão conosco, outros permanecem...certamente não me lembro de todos, mas me lembro exatamente das feições de alegria de nomes como Pastor Osias, Vera Mansor, Isaías Evangelista, Ricardo Henrique Silva, Penha, Wagner, Fernando Ramos (meu pai)...eu tinha doze anos de idade, mas entendia tudo e me sentia parte de tudo ...mesmo porque, de fato fazia parte. Me lembro da primeira vez que pendurei um contra-baixo pra tocar durante um culto. Meu amigo Neemias, contra-baixista da igreja, me perguntou durante o período de louvor: "sabe tocar essa aqui?" eu disse: "sei!" ai ele lascou o baixo nos meus peitos e eu mandei ver. Tuuuudo errado pessoal! Que vergonha! Eu achava que sabia muito, mas não sabia nada e minha cara rachou de vergonha. Isso até dá um tema pra outra reflexão. Mas...tudo isto contribuiu para o meu aprendizado e crescimento, e dali pra frente também não parei mais de atuar no louvor da igreja.

Depois de um período funcionando em uma garagem na Rua Samuel Levy, fizemos outras três mudanças até a mudança final para o novo templo. Todas as mudanças aconteceram por motivos de ampliação do espaço físico e capacidade de atender a demanda de crescimento do rebanho. Não sei dos pormenores disso ai, era adolescente ainda, mas do meu ponto de vista, ali, na minha militância juvenil, só sabia ver o amor abundar, a felicidade e a semente da pregação da palavra germinar nos corações de novos convertidos e no acolhimento de demais irmãos de outros ministérios que resolviam congregar conosco.

Obviamente, nem tudo foi mar de rosas, as lutas e batalhas foram e tem sido muitas durante toda esta jornada. Muitos acontecimentos, muitas escolhas, muitas orações, muitas 'fases da igreja', gente chegando deixando sua marca, gente saindo nos marcando também...mas o ministério foi crescendo, crescendo e vejo o quanto pastor Marcos tem sido abençoado por Deus. Num dos textos de Maurício Zágari ele pergunta: "Vai ficar segurando o leme?"...acho que o Pastor Marcos soube responder esta pergunta da maneira correta e entregou o leme nas mãos do nosso Deus. Pela condução do Senhor, chegamos aonde chegamos e avançamos pra novos campos todos os dias. A visão da igreja tem se aperfeiçoado a todo o tempo através do direcionamento dado aos nossos pastores e hoje, só pra te situar quanto ao agora, pra ser da "renovada" tem que ser discípulo.

No início da última década surgiu a necessidade de sairmos do aluguel e adquirirmos a tão sonhada "casa própria". Pastor Marcos, juntamente com irmão Jorge, hoje Pastor Jorge, achou um pasto, todo acidentado, em uma rodovia 'fora de mão' em relação ao acesso, em um bairro não tão valorizado da cidade até então...enfim, quando o Pastor propôs a igreja: "vamos comprar este terreno", foi um alvoroço. Uns fervorosamente apoiaram, outros chamaram os pastores e os líderes de malucos e o grupinho dos neutros ficou lá esperando pra ver o que iria acontecer.

Pra relatar todos os detalhes relevantes dos episódios que se seguiram, este tema merece um livro. Quem sabe me anime algum dia escrevê-lo. O que você precisa saber daqui por diante é que compramos o terreno, a igreja se mudou pra lá ainda em obras, construimos uma grandiosa estrutura, um templo provisório bem amplo, capacidade pra muita gente e grandes eventos, estamos nos preparando para a construção de um novo templo  dentro da mesma estrutura, consolidando um grande complexo com ginásio (onde hoje funciona o templo), prédio de apoio, estacionamento e todos os que não acreditaram na visão de Deus pra esta igreja convivem com a realidade de ter suas previsões derrotistas frustradas.

Hoje, em março de 2012, estamos finalizando mais uma etapa deste longo processo de construção: a edificação dos muros da igreja. Este é o tema de nossa mensagem de hoje: construindo muros.

Os muros na verdade tem duas funções principais:

- Exercer a função de contenção.
- Exercer a função de proteção.

Os muros podem ser construidos com as duas finalidades ou apenas uma delas. Talvez você nunca tenha analisado esta coisa de construir muros por este ângulo, mas talvez, lá atrás, bem lá quase enconstando em Adão, alguém da sua árvore geneológica só sobreviveu pra dar origem a você porque viveu em uma cidade cercada por muros. 

Nos tempos bíblicos houve um homem que se destacou pela construção de muros: Neemias. Não o confunda com meu amigo baixista. Neemias foi o responsável pela reconstrução dos muros de Jerusalém e conduziu o povo a uma fase de reestruturação e renovação do povo quanto ao se relacionar com Deus.

Então veja você que coisa interessante: a renovação espiritual do povo passa pela construção dos muros. Que coisa não? Os muros ou muralhas tinham àquele tempo uma função militar. Qualquer boa cidade que se preze tinha suas fronteiras fortificadas. 

Portanto, os muros protegem. Pelo menos, dificultava e muito a invasão dos exércitos inimigos e ainda servia de apoio para a defesa do exército da cidade. Acho que já vimos inúmeros filmes da idade média, com aquelas guerras épicas acontecendo, arqueiros sobre as muralhas, catapultas, canhões e artilharia pesada de toda a espécie. De todas as armas que se usam em cima de muros a mais cruel na minha opinião são os caldeirões ferventes de água, óleo ou fogo, que os soldados de sobre o muro jogavam em cima dos inimigos. Me dá uma dor só de imaginar aquelas queimaduras!
 
Qualquer cidadão que residia em uma cidade de muros erguidos sentia-se seguro por morar ali. Consigo imaginar os pais falando para os filhos: "meninos, podem brincar, mas não inventem de sair pra fora dos muros". Ou então o casal de enamorados em seus primeiros ensaios românticos: "Não posso ir com você além dos muros".

Hoje, neste mundo moderno e civilizado em que vivemos, com placas de "bem-vindo" e "volte sempre" nas bordas das cidades, não existe mais necessidade de muros. Acredito no entanto que existe uma cidade que precisa estar sempre murada: a vida do homem. A vida de cada um de nós.

Assim como as cidades da Idade Média, nossa vida de cristão está constantemente sob ataque. Creio que dizendo isso você consegue imaginar direitinho sobre o que estou falando. As ofertas malignas, as famosas "bandejas", as tentações, estão constantemente tentando adentrar pelos nossos portões e não só se instalarem, mas dominarem nossas vidas. Esteja certo disto: quando o inimigo entra não se contenta em apenas estragar os nossos muros. Ele quer de fato dominar nossa cidade (nossa vida), matar nossos cidadãos (nossos princípios) e saquear nossas riquezas (nossa salvação).

Quanto mais fortificada nossa cidade, mais segurança temos para viver em paz dentro dela. Pra você ver como a coisa é "sinistra", o adversário não se dá por satisfeito em observar de longe os muros e se contentar em admitir a derrota. Ele é obstinado e envia espias para analisar nossa fortificação a procura de brechas. Onde ele acha abertura é ali que começa os trabalhos de minar o muro para adentrar.

Se estamos falando de muros espirituais, certamente seus materiais de construção são espirituais. Dentro desta analogia os tijolos e pedras são a oração, a leitura da palavra, a consagração, o jejum e a santificação de nossas vidas.

Estou certo que você concorda com esta palavra. Também sei que de alguma maneira você passou a compreender a função de murarmos nossas vidas. Como disse a pouco, o  muro tem a função de proteger mas também de conter. 

Sabe aquele barranco sem tamanho em que ocorrem deslizamentos de terra? Estas encostas sempre precisam de muros de contenção. Se murarmos nossas encostas, vamos reter todos os bons costumes, todas as riquezas, todos os valores que estão dentro de nossa área.


Este muro que você vê na foto acima, é um muro de contenção em fase de conclusão, na encosta de nosso terreno da igreja. Ele oferece proteção mas sei que está retendo toda a terra abençoada que sobre ele está. E as bençãos do Senhor sei que não se afastarão de lá.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062