Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quarta-feira, 28 de março de 2012

Troco minha casa por um lar


Se fosse possível, muita gente anunciaria nos classificados um negócio desses.

Hoje pela manhã, assim que abri os olhos, me veio este pensamento: quantos dariam sua própria casa, construída ou comprada com tanto suor, em troca de pagarem aluguel e viverem felizes dentro de um lar?

Se você procurar no dicionário a definição dessas duas palavras vai entender sua sutil diferença: Casa tem a ver primeiramente com edifício, construção, Lar tem a ver com família.

Por sua vez, em uma das definições para "Família" no dicionário está escrito: "Em família, em casa, entre os seus, na intimidade."

Logo, a conclusão que chego é que falta um lar pra muita gente. Talvez, as pessoas estejam tão atarefadas consigo e seus problemas, olhando para o seu próprio umbigo, resolvendo coisas estritamente dos seus interesses que acabam nem percebendo que chegam em casa sozinhas, deitam no sofá sozinhas, jantam solitárias e dormem ao lado das esposas e maridos completamente sós.

Já no outro extremo, tem os que de tão preocupado com seus problemas, chegam em casa e aproveitam tudo o que queriam enxotar nos outros e vomitam sobre os entes familiares dentro de casa, mulher, marido, filhos, pais, avós, empregada, seus desaforos inflamados de ódio e amargura...e por ai vai. 

Aí, de vez em quando, dentro de casa, quando o sentimento egoísta e os pensamentos fugazes vão embora, não se tem nada para pensar, bate aquela angústia aguda, aquela que acomete os depressivos e suicidas: "esta casa é um inferno. não suporto vir pra casa.". Com isso, o psicológico sofre, o corpo padece, e a alma adoece.

É bem verdade um ditado "internetístico" que rola por ai nas redes sociais e blogs: "não escolhemos quem somos mas podemos escolher quem queremos ser". Modifico esta frase para: "não escolhemos a casa que nascemos mas podemos escolher o lar que queremos morar."

A primeira conclusão que chego quanto a isso é que muitas pessoas estão investindo em posses e esquecendo de investir em sentimentos. Consegue perceber a diferença? Estamos cansados de ler ou ouvir contos, testemunhos, campanhas e propagandas sobre pais bem sucedidos, que não tiram tempo para dar atenção aos filhos. "Se você não adotar seu filho, o traficante o adota".  Ou então, não "gastam" tempo para cuidar da familia, conversar, saber o que se passa dentro da casa.

A segunda, passa também por uma troca de valores: homens e mulheres que resolvem dar valor a suas vaidades individuais e esquecem do "fazer feliz o outro". Na verdade, eu tenho certeza que todos, absolutamente todos nós conhecemos o manual de "como fazer um casamento (família) feliz." As pessoas querem dar vasão a sua sexualidade, sua ostentação pessoal, em outras palavras, seus "pecados" ai resolvem minar seu casamento para estarem livres mais uma vez para "voar" e conhecer "novos horizontes". Destroem seus lares, por que querem extravasar seu egoismo, sua satisfação pessoal, seus interesses macabros...tudo aquilo que 'é bom' fazer sem o 'estorvo' da companhia da esposa e filhos. Sem hora pra chegar em casa, sem o compromisso com o relógio, sem satisfação a ser dada. Isso que a Biblia chama de "entregar-se as paixões."

A terceira e última visão que tenho sobre o porque de "casas" não serem "lares" passa pelo fato de pessoas que encaram o casamento e a família como "o princípio do fim". Muitas, várias, inúmeras piadinhas diabólicas, proferidas até por nós cristãos depreciam a vida a dois, a formação de um lar, do tipo: "vai casar? vai se enforcar", "sua vida acaba no casamento". Isso nada mais é do que um enfraquecimento lúcido e planejado, das forças das trevas frente ao lar. O que o inimigo sabe que precisa fazer é desestruturar o lar, porque ele sabe que para se viver no lar tem que se fazer uso de todos os princípios bíblicos que emanam de Deus: amor, respeito, compromisso, submissão, renúncia, companheirismo, perdão, fidelidade, honestidade. Costumo dizer que a mulher é Deus com a gente. Tudo aquilo que devemos prestar em compromisso para com Deus que não vemos, deve-se prestar a mulher que nós vemos. Os sentimentos   e compromissos que devemos voltar a Deus, são os que devemos voltar a nossa companheira, aos nossos filhos (que ainda não tenho). Muitas pessoas casam e acham que o ponto final foi dado ali.

O "sim" no altar não é o "THE END". Next level! Agora vem o principal: formar o lar!

Amado irmão, amigo, leitor...vou dizer o grande segredo para termos sucesso na formação do seu lar. Tem um parente que você vai ter que convidar pra morar na sua casa. Não, não é sua sogra não! Até pode ser ela, isso pode te fazer bem! Mas o parente é Jesus Cristo.

Com Jesus Cristo morando na sua casa, sua família vai se tornar um lar, e um lar abençoado! As lutas sempre virão, os problemas, até mesmo certas discussões, típicas e intrínseca de duas pessoas diferentes que agora compartilham o mesmo teto.

Louvo a Deus porque escrevo estas linhas, buscando a cada dia praticar tudo o que escrevo aqui. Deus me deu uma abençoada esposa e buscamos sempre edificar nosso lar na presença de Jesus. Invista no seu casamento, nos seus filhos. Escolha servir ao Senhor. Sempre. Então, você vai ter um lar pra morar.

Amém.

Minha família

Bruno, Suzana, Hanani, Lorena, Loeci e Fenando (tá faltando gente! Larissa, Fernanda, Ailson e Eduarda)

Por Bruno Ramos

"...porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." Josué 24:15b










Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062