Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 22 de março de 2012

Somos todos irmãos


Somos todos irmãos, de mãos dadas assim, muito melhor


Se pararmos agora, neste instante, pra pensarmos, vamos chegar a seguinte conclusão: É uma tremenda bobagem essa coisa de religião.
.
.
.
Parou? Então pare.
.
.
.
Pensou? Estou aguardando.
.
.
.
Então continuemos. Não, não é uma bobagem, porque é coisa muito séria. Envolve muita gente, muita maneira de encarar as coisas, muita fé, muitos rumos da história, e...e...como eu vou dizer..muitos interesses. Então não é bobagem. É coisa séria.

A religião foi um modo que o ser humano encontrou para se resguardar e  respaldar sua fé baseado em princípios que concorda a respeito da manifestação sobre aquilo que se crê. Quando falo em religião, incluo também as inúmeras facetas do cristianismo, aquelas que os teólogos chamam de 'rótulos denominacionais'.

Os que seguem a Jesus foram logo se "ajeitando" numa religião chamada Cristianismo. Esta por sua vez, foi se segmentando, para acomodar cada vez mais e mais seguidores, não de acordo com sua cor, nacionalidade ou gênero humano, mas sim de acordo com seu modo de vida e mais importante, modo de interpretar trechos bíblicos.

Eu já não entro a muito tempo em discussões do tipo "esta pedra é Pedro ou Jesus", "O derramamento do Espirito Santo foi só aquele dia", "temos que rasgar as vestes como Jó", "a Bíblia é controversa quanto a cura da sogra de Pedro", "come carne de porco ou não come", "o sábado é para guardar ou não é", "eu sou de Paulo, eu sou de Apolo"... porque sinceramente não levam a nada, não acrescem a fé de ninguém e absolutamente ninguém é salvo por discutirmos isso. O que acredito realmente que muda a sorte de alguém quanto a salvação é a pregação simples, direta e reta sobre a morte de Jesus na cruz do calvário.O resto são vãs discussões.

Ouvi certa vez um pregador falando algo que realmente me ajudou na maneira de pelo menos "buscar" entender esta questão: por que existem tantas igreja, tantas denominações, tantas doutrinas, tantas formas de ritualização quanto ao culto à Deus? No que este pastor, que nem lembro mais o nome respondeu: "é por causa da multiforme graça de Deus."

"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". 1 Pedro 4:10

Aí ele completa: "porque assim ninguém poderá alegar perante a Deus que não seguiu a Jesus porque não concordava em deixar o cabelo comprido, ou porque queria passar batom, porque gostava de jogar bola, não queria guardar o sábado..." - e por ai vai.

Teologicamente não quero amados, de modo algum, entrar em mérito de ninguém aqui, porque senão vamos desvirtuar o assunto. Não sei se esta é a resposta mais completa ou a "verdadeira" para lhes apresentar, mas, creio com certeza que nela reside um fundo de verdade: 

Ninguém poderá alegar que não teve chance de seguir ao Deus verdadeiro, porque as opções estão ai. Tem igreja pra todos os gostos: para o empresário, para o pobre, para o que não pode pagar passagem, para o que tem carrão para se locomover, o tabernáculo de oração "pertim" de casa, a "mega sede" regional, o ministério da prosperidade, o ministério da cura, os renovados, os tradicionais...poderia citar mais trinta linhas. 

Se o tema da mensagem for "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16 e não houver heresias antibíblicas, que ensinem temas fora da palavra de Deus, provavelmente o que haverá são diferentes modos de interpretar trechos bíblicos entre as igrejas. Alguns dão mais ênfase nisso, outros naquilo, mas se o Espirito Santo de Deus testificar, pronto! Ai está mais um ponto de pregação da palavra! E você, não tem mais desculpa para não aceitar a Jesus e não ir a igreja.

Reconheço o assunto delicado que estou entrando. Sinceramente, quando comecei a escrever este blog e orei ao Senhor sobre isso, decidi que não escolheria aqui temas que abarcassem polêmicas. Já temos muita por ai e muita "bateção de boca" entre "irmãos" nossos. Parando por aqui, eis que já menciono logo o que realmente vim abordar para nós hoje:

"Somos todos irmãos!"

Claro! Se cremos que somos filhos de um mesmo Pai, o amamos e rendemos graça a Ele devemos, juntos, adorá-lo e adorá-lo em Espirito e em Verdade. Queridos, hoje  estou muito mais amadurecido quanto a Deus do que ontem. E sei que amanhã estarei mais do que hoje. E uma coisa tenho chegado a conclusão:

O cumprimento da palavra de Deus é algo muito simples. Nós é que complicamos demais. Jesus veio simplificar as coisas. Ele disse, numa livre locação de suas palavras: “sabe os 10 mandamentos? Então. Eles se resumem em dois: ama ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Irmãos, não devemos rir, avacalhar, escarnecer por um ministério que não concordamos, ou por uma prática que não achamos adequada em nosso meio, na nossa congregação. Os evangelhos e as cartas de Paulo estão recheados de exemplos sobre isso:

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." Colossenses 2:16-17 

"O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."

Romanos 14:3-12 

"Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos."
1 Coríntios 6:7-8

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."
1 João 1:7

Tenho sido questionado constantemente sobre o que acho do bispo e do apóstolo sobre os seus problemas. Vou repetir aqui algo que disse no último programa Sintonia na Rádio Transgospel:

“Irmãos, oremos uns pelos outros. Oremos pelos irmãos que estão nestes ministérios, debaixo desse fogo cruzado, para que Deus os proteja, os mostre a verdade, os alcance com tua misericórdia e não permitam sua fé abalar. É complicado falar sobre o que não sabemos. É verdade que aparentemente muitas evidências estão a mostra, mas, quem somos nós para julgar?”

Esse povo que está lá, não é de Paulo, ou de Apolo. É povo de Deus. Da igreja lavada e remida que subirá ao céu.

Até onde eu sei, e a Biblia nos revela, não haverá separação no céu por “rótulos denominacionais”. Lá vai morar um só povo, dos que cumprem a palavra de Deus.

Digo isso, renunciando minha própria opinião sobre o assunto. Sei que Jesus muitas vezes abdicou de ser duro tentando, através de palavras, de parábolas,  levar o seu ouvinte ao convencimento próprio ao invés de dizer o que realmente poderia sobre o pecado de alguém.

Não confunda "amar o irmão" com "conivência com pecado".Quando vemos pelo fruto que a árvore não é boa, melhor nos afastarmos e, mais uma vez, orarmos pelos irmãos que estão "no laço", envolvidos em seitas enganados por "anátemas".


É muito difícil exercer a comunhão quando estamos embebedados à religião. É muito difícil descermos de nossa confortável razão de entendermos as coisas em prol de entendermos o ponto de vista de outrem. Mas essa é a renúncia que nos condicionou Jesus  porque Ele mesmo, traído, crucificado, renegado por muitos daqueles a quem Ele fez o bem, não exitou e declarou: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." 

A religião não é uma bobagem. Bobagem é o uso que fazemos dela para nos afastarmos uns dos outros. Que possamos reconhecer a religião assim como escrita na Epístola de Tiago:

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1:27 






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062