Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quarta-feira, 7 de março de 2012

O Ritmo e o louvor e adoração a Deus

Às vezes, muitas vezes, nos colocamos como os ‘doutores da lei’ parados à beira do gazofilácio observando atentos as ofertas de outrem. Muitas outras vezes, como ‘senhores do conselho’ maneamos a cabeça negativamente fronte a adoração de alguém. Isso aconteceu quando Jesus disse que a oferta mais valiosa era o da viúva e também quando a mulher o adorou derramando aos seus pés sua mais nobre essência. Em ambos os casos, o juízo humano sobre certo e errado estava drasticamente errado. E ainda, muitas vezes, está até hoje. Incrível, mas a natureza humana não muda.
A natureza humana pega o evangelho, transforma em qualquer outra coisa que não divina, parece que o encapsula em um prisma extraterreno, na verdade diabólico – aliás, torcer as coisas é com o diabo mesmo – e modifica tudo. O cristianismo vira religião, o evangelho vira seita, e as escrituras sagradas viram letras mortas.
Dia desses li teses, teorias, estudos teológicos, mesozóicos, mercadológicos sobre se ‘Deus aceita o ritmo soul como adoração?’, ‘o ritmo certo para prestar louvor a Deus’, ‘músicas que Deus aceita e o que não aceita’....e por ai vai.
Amados irmãos, o assunto é polêmico, longo e chato (no sentido de se debater não de conteúdo)... mas sua saída e resposta real, bíblica e definitiva, é branda, curta e prazerosa: Deus não aceita ritmos meus irmãos! O ritmo é uma ferramenta, uma manifestação humana, um meio humano que utilizamos para adorar a Deus, prestar culto, render louvor. Deus não está preocupado com o compasso, andamento, batida, acordes empregados, escalas diatônicas ou cromáticas; O que Deus realmente quer é coração puro, reto, manifestação santa. Foi exatamente por isso que o Senhor Jesus disse que o Pai estava a procura de adoradores que o adorariam em Espírito e em Verdade. Ele não está procurando sensores, ou ‘censuradores’ que ficam regulando, censurando a maneira correta de louvar a Deus.
Quando nós, ou estas pessoas agem assim, nos assemelhamos a tudo quanto Jesus abominou na religiosidade do tempo em que viveu aqui. Cristo mostrou o caminho, disse tudo o que tinha de dizer, assim também como Deus a Adão e Eva ainda no Jardim do Éden. Sabemos exatamente, todos nós, a diferença entre o certo e o errado. Entre o louvor puro, santo e reto e a blasfêmia, no meu tempo se dizia ‘barulho de lata vazia’. A palavra de Deus diz que o Espírito que habita em nós nos testifica sobre o pecado, o caminho errado e a santidade. Sendo assim é certo dizer que infelizmente muitos hábitos e comportamentos mundanos têm adentrado a passos firmes dentro de nossas igrejas. Muitas vezes pegando carona com a música, mas também com a política, a ganância financeira, a luxúria, o desvirtuamento de interesses por parte de líderes religiosos e da membresia da igreja.
Aí sim é outro papo. Muita gente quer cantar músicas dentro das igrejas como se estivesse em uma boate, show mundano com linguajar mundano, vestimenta mundana, sem nenhum tipo de reverência querendo apresentar lixo, imundícies a Deus assim, exatamente assim como fez Caim que na verdade apresentou do que sobrava e não primícias ao Senhor. Na outra ponta, os mais zelosos, garbosos, perfumados e intocados, temos os tradicionalistas, os cristãos milenares, aqueles que cantam só os clássicos do cantor cristão, harpa cristã, hinário e similares com seus lindos quartetos, quintetos, sextetos, divididos em vozes e corais lindamente postados seguindo sua infalível ordem de culto. No entanto fazem o que fazem por cultura, por vaidade, sem nenhum tipo de rendimento e adoração, apenas cumprindo um papel religioso e social assim como quem se associa a grupos ‘leonísticos’ e ‘rotarísticos’ da vida, buscando satisfação pessoal e reconhecimento artístico.
Dito isto nos vem a pergunta: tudo bem, mas onde está o verdadeiro louvor? De certo não tem absolutamente nada a ver com o ritmo empregado na condução da canção. Se fosse assim, povos africanos das mais remotas e longínquas culturas jamais poderiam louvar a Deus, visto que não possuem guitarras, pianos, órgãos e nunca tiveram aula de música clássica. Por lá eles adoram com o que tem a mão: tambores, instrumentos monocordas e tocam sua música “africana” em escalas atonais, batendo os pés, as mãos, em círculos e cirandas como seus antepassados faziam para adorar os falsos deuses. O ritmo é uma questão cultural dos povos, do nível de conhecimento humano e do gosto pessoal de cada um. Até mesmo por isso me leva a crer que os ‘teólogos’ ou os ‘formadores de opinião’ quando não gostam de determinado ritmo tendem a recriminá-lo. Pode ser porque não gostam mesmo ou porque não sabem discernir exatamente a diferença que se deve fazer sobre o uso pecaminoso do ritmo e seu uso para adoração. Amigo, até o nome de Deus usado em vão é pecado, pense nisso.
Finalmente, o verdadeiro louvor está numa vida consagrada ao Senhor. Em dar testemunho de um verdadeiro cristão. Dedicarmos tudo o que somos, fazemos ou esperamos ao nosso Deus. Fugir da aparência do mal, das corrupções desta vida, e quando falharmos, ah quando falharmos! Dobrar nossos joelhos, cantar, pedir perdão ao Senhor, se arrepender, se dedicar para não pecar mais e abrir a boca para louvá-lo porque pela sua misericórdia não fomos consumidos. Desta forma, qualquer que seja o idioma, o lugar, o ritmo, a música, a cultura vamos adorar a Deus em Espírito e em Verdade.

8 comentários:

  1. Achei maravilhoso seu comentário, que vai diretamente no fígado dos legalistas de plantão, que criou a música, pelo que consta foi DEUS. Fico triste que de vez em quando surgem "pregações" e admoestações á respeito, que deixam os jovens (principalmente) em uma situação complicada, visto que, são eles que gostam de ritmos tidos como "mundanos". Pra mim o diabo não é o pai do rock(ritmo, não estilo de vida, religião,etc...)mas sim, pai da MENTIRA. Vamos deixar de ser hipócritas, rock, pop, sertanejo universitário não é de DEUS, mas forró, balada, lenta são? Pelo amor de DEUS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. amém! na verdade temos que buscar mesmo a santidade...o ritmo é só o embrulho do pacote, mas o que vale mesmo é o presente! Fique na paz, obrigado por ler nosso blog!

    ResponderExcluir
  3. Fui muito edificada por essas palavras...estava fazendo uma pesquisa em relação a este assunto e o seu, foi muito esclerecedor...Deus dcontinue te abençoando!!!!Que a Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo seja multiplicada em sua vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela visita irmã! e pode deixar que se não nos encontrarmos em vida um dia nos encontraremos na Glória Eterna! Obrigado mais uma vez pelo carinho e volte sempre!

      Excluir
  4. Lindo texto,Bruno!...que Deus o abençoe em seu ministério!
    e lhe cubra de bençãos!
    suely

    ResponderExcluir
  5. maravilha! Deus abençoe categórico esse comentário,muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela visita Gilson! Volte sempre! Forte abraço!!! Deus nos abençoe!

      Excluir
  6. Quer saber! Deus trabalha da forma que Ele quer. Ele permite até mesmo um certo ritmo, mas é claro que Letra que edificam e despertam aquele que estão nas drogas e sarjetas da vida para chegar até Ele. Não digam dentro das igrejas, mas já presenciei jovens resgatando perdidos e trazendo para a igreja. Uma forma de fazer o IDE.É clamo que jamais perder a direção de Deus e do Espirito Santo. Hoje tenho em minha igreja jovens resgatados através desses ritmos citados e estão à frente dos trabalhas da igreja e mais fervorosos que muitos. Obedientes ao Pastor, liderança. e principalmente servindo a Deus com ritmos das Assembleia de Deus. " Harpas, hinos de adoração, consagração com jejum e oração.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062