Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

segunda-feira, 19 de março de 2012

A fofoca e eu



Meu amigo Marquinhos Cesário postou uma frase agora a tarde no facebook que me chamou a atenção:

"Só existe a fofoca porque tem quem ouça"

Não sei exatamente de quem é a frase, acho que do Pastor João Luiz Sá Melo atual pastor da primeira igreja batista de cachoeiro de itapemirim-es.

O post do meu amigo fez sucesso, com muitos comentários e exposição de opiniões. Eu disse pra ele - e ele concordou comigo - algo que eu nunca tinha analisado, não por este prisma:

Na verdade, o fofoqueiro desenvolveu uma técnica de encantamento, algo psíquico extremamente desenvolvido, capaz de seduzir o ouvinte, envolvê-lo na trama e empolgá-lo a ponto de torná-lo cúmplice de seu ardiloso assunto. tipo assim:

- Cara, tem um sujeito ai que fez isso, isso e aquilo. Negócio é tão sério que não vou te falar quem. - Diz o fofoqueiro falante.
- Ué cara, é mesmo? Então me conta quem é o cara. - Diz o fofoqueiro ouvinte.
- Não, não vou falar não, é muito sério. Você conhece. - Diz o bendito falante.
- Que que é isso cara, fica entre nós, fala ai! Ajoelhou tem que rezar. - Suplica o ouvinte completamente laçado, seduzido.

O final da história você já sabe: O fofoqueiro fala, pede segredo o ouvinte jura sigilo, mas não tem jeito. É encontrar o primeiro amigo e a informação já é repassada, geralmente modificada. Nós sabemos (acredito que você também) as implicações espirituais deste processo e o resultado disso: o pecado.

O cara começa gripado, e termina tuberculoso. O sujeito que parcelou a fatura do cartão de crédito vira o maior devedor da face da terra. É só ter o caso passado na boca do fofoqueiro.

O que diferencia a fofoca de um assunto normal é:

Seu conteúdo. Sempre com os seguintes temas:
- Problemas da vida de alguém;
- Envolvimento de alguém em alguma coisa ruim;
- Algo que possa denegrir a imagem de alguém;

A forma que é repassada. 
- Sempre na 'surdina', na 'moita', escondido;
- Sempre ou quase sempre é solicitado sigilo;
- Nunca para grupo de pessoas, sempre com o mínimo de pessoas possíveis.

A forma que é recebida.
- Sempre de forma impactante, surpreendente, que cause espanto ou incredulidade
- Com a finalidade de mudar o conceito que o ouvinte tem da pessoa vítima da fofoca

Na verdade amigos, é muito fácil identificar a fofoca. A gente sabe quando é fofoca e geralmente já conhece   o tipinho do portador da fofoca.

Quando o cara te saca do meio do povo, com a mãozinha no seu ombro, faz cara de preocupado com o dedo no queixo e começa dramaticamente com frases do tipo: "cara, tenho que te contar uma parada..." já sabe que os sinais já foram revelados: vem fofoca por ai.

Se você se presta a ouvir a história, e mais, concordar com as conversar em detrimento de alguém, saiba que você acabou de ser infectado pelo vírus da fofoca.

Lógico, que nós não estamos imunes a esse tipo de coisa. Acontece. Não tem como ser sempre deselegante, curto e grosso toda vez que o fofoqueiro se aproxima. O melhor a fazer é, depois de ouvir, procure demonstrar para o fofoqueiro seu desvínculo com o papo. Dê uma palavra sábia a luz da Bíblia. Se for um "evangélico" chame-o para orar pela pessoa. Se for possível e houver intimidade pra isso, convide-o para visitar a vítima. Esse é o papel que devemos fazer para aniquilar esse mal tão grave em nossa sociedade e nossa igreja.

Se fizer isso, volta aqui no blog e me conte se deu certo. Porque assim, nós dois juntos vamos contar pra todo mundo.

"A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre" Provérbios 18:7-8


Abraço, fiquem com Deus!

Por Bruno Ramos

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062