A crítica é um ato, uma ação, uma atitude que está ganhando força neste mundo moderno em que vivemos, onde é fácil o acesso a ferramentas de exposição das idéias: redes sociais, maior número de jornais e jornalecos circulando, revistas, blogs, fóruns de páginas da internet...enfim, está todo mundo careca de saber que pra coçar e criticar é só começar.
Mas eis que levanto uma questão reflexiva pra nós: Será que estamos usando com bom senso este ato tão perigoso e coercitivo que é a crítica?
De uma maneira geral, tenho visto pessoas, cotidianamente, utilizando da crítica verdadeiramente como arma para tudo, contra todos. Então, o que deveria ser um comentário, uma exposição antagônica de idéias, opinião, modo de ver as coisas, acaba se tornando um palco para uso de palavras pesadas, mensagens ofensivas e ataque gratuito a outrem.
Pra quem vive o cristianismo isso é perigoso - se deixar levar por esta onda de 'vivemos em democracia, minha voz tem que ser ouvida', minha opinião é a que importa - porque certas críticas acabam se tornando portas de entrada para muitos pecados e desvios de conduta. Quando a cólera, o rancor, ou a auto-suficiência se apoderam de nossos sentimentos, externamos críticas severas, raivosas ou, no outro extremo, apresentamos falas vazias, pensamentos inócuos em sentido e importância e ficamos falando pra lá e pra cá palavras mortas, gastando nosso tempo com bobagens, criticando por criticar, as vezes, apoderados de vaidade, achismo e toda a bobeirada de gente que perde tempo a toa.
Jesus nos ensina a sermos mansos 'Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra';
Mateus 5:5, a tratarmos as pessoas com gentileza e compreensão.
A carta de Paulo aos Efésios orienta: "Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz."
Efésios 4:2-3
Em Tito encontramos: 'Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.'
Tito 3:2
Em Corintios somos alertados a evitarmos más conversações porque nos entregamos a falas tolas, profanas e insanas: 'Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.'
1 Coríntios 15:33
antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:15
Parei por aqui, mas a Palavra de Deus está recheada de ensinamentos sobre como devemos nos portar em qualquer situação, mesmo as que requerem nossa opinião e 'critica'.
Quando usarmos de crítica, que seja de maneira positiva e necessária, evite amado amigo e irmão, 'jogar conversa fora' implicar em acender a cólera de outra pessoa, mesmo que ao seu ver ela tenha feito errado. Em hipótese alguma utilize sua crítica para menosprezar ou diminuir alguém, porque isso além de desumano e feio, não agrada ao Espirito Santo de Deus, Ele que está o tempo todo justificando e intercedendo com gemidos inexprimíveis sobre nossas fraquezas e limitações.