Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 8 de março de 2012

O criticar pelo criticar

A crítica é um ato, uma ação, uma atitude que está ganhando força neste mundo moderno em que vivemos, onde é fácil o acesso a ferramentas de exposição das idéias: redes sociais, maior número de jornais e jornalecos circulando, revistas, blogs, fóruns de páginas da internet...enfim, está todo mundo careca de saber que pra coçar e criticar é só começar.

Mas eis que levanto uma questão reflexiva pra nós: Será que estamos usando com bom senso este ato tão perigoso e coercitivo que é a crítica?

De uma maneira geral, tenho visto pessoas, cotidianamente, utilizando da crítica verdadeiramente como arma para tudo, contra todos. Então, o que deveria ser um comentário, uma exposição antagônica de idéias, opinião, modo de ver as coisas, acaba se tornando um palco para uso de palavras pesadas, mensagens ofensivas e ataque gratuito a outrem.

Pra quem vive o cristianismo isso é perigoso - se deixar levar por esta onda de 'vivemos em democracia, minha voz tem que ser ouvida', minha opinião é a que importa - porque certas críticas acabam se tornando portas de entrada para muitos pecados e desvios de conduta. Quando a cólera, o rancor, ou a auto-suficiência se apoderam de nossos sentimentos, externamos críticas severas, raivosas ou, no outro extremo, apresentamos falas vazias, pensamentos inócuos em sentido e importância e ficamos falando pra lá e pra cá palavras mortas, gastando nosso tempo com bobagens, criticando por criticar, as vezes, apoderados de vaidade, achismo e toda a bobeirada de gente que perde tempo a toa.

Jesus nos ensina a sermos mansos 'Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra';
Mateus 5:5, a tratarmos as pessoas com gentileza e compreensão.

A carta de Paulo aos Efésios orienta: "Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz."
Efésios 4:2-3

Em Tito encontramos: 'Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.'
Tito 3:2

Em Corintios somos alertados a evitarmos más conversações porque nos entregamos a falas tolas, profanas e insanas: 'Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.'
1 Coríntios 15:33

antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:15

Parei por aqui, mas a Palavra de Deus está recheada de ensinamentos sobre como devemos nos portar em qualquer situação, mesmo as que requerem nossa opinião e 'critica'.

Quando usarmos de crítica, que seja de maneira positiva e necessária, evite amado amigo e irmão, 'jogar conversa fora' implicar em acender a cólera de outra pessoa, mesmo que ao seu ver ela tenha feito errado. Em hipótese alguma utilize sua crítica para menosprezar ou diminuir alguém, porque isso além de desumano e feio, não agrada ao Espirito Santo de Deus, Ele que está o tempo todo justificando e intercedendo com gemidos inexprimíveis sobre nossas fraquezas e limitações.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062